Por raphael.perucci

Rio - A partir desta segunda-feira, todos os 8.800 ônibus que circulam na cidade do Rio de Janeiro passam a ser fiscalizados pelo Sistema de Monitoramento e Fiscalização de Transporte Público por Ônibus, anunciaram o prefeito Eduardo Paes e o secretário de Transportes Carlos Roberto Osório, em coletiva de imprensa. O controle dos veículos também será feito junto ao Centro de Operações da Prefeitura, com a ajuda das 560 câmeras instaladas em todo o município.

A partir do sinal de GPS instalado em cada um dos ônibus urbanos que circulam na cidade, a Prefeitura poderá vistoriar dados referentes à oferta de coletivos de todas as linhas em operação, podendo fiscalizar aspectos do Código Disciplinar, como operar dentro da frota determinada, circular no período noturno e alternar ou não concluir o itinerário autorizado, entre outros.

Posição e fiscalização

“Nunca tivemos esse tipo de ferramenta para monitoramento”, disse Carlos Roberto Osório, que garantiu que “se um ônibus sair de seu itinerário, a Prefeitura saberá e poderá multar e punir”. A tecnologia permite saber a posição exata de um ônibus e quanto tempo ele leva para chegar ao seu destino. “As esposas dos motoristas poderão até acompanhar em tempo real onde seus maridos estão”, brincou Osório.

Novo corredor exclusivo de ônibus Carioca x EstácioSeverino Silva / Agência O Dia

Eduardo Paes justificou a necessidade do sistema de controle dos ônibus. “Não adianta colocar 1000 fiscais na rua, pois um agente de trânsito pode não flagrar uma ocorrência. O sistema permite maior fiscalização do sistema de transporte público do Rio de Janeiro”, falou o prefeito.

Na palma da mão

Painéis informativos serão implantados nos pontos de ônibus dos corredores expressos, BRT e BRS, da cidade. Além disso, eles também estarão presentes nas principais regiões, garantiu a Prefeitura. Outra novidade é a criação de um aplicativo, que estará à disposição da população em dois meses, garantiu o secretário de Transportes.

Usada pelo Centro de Controle Operacional do BRT Transoeste, a tecnologia do Sistema de Monitoramento e Fiscalização de Transporte Público disponibilizará informações como os horários programados para as viagens dos “ligeirões” e a hora exata que cada veículo chegou a uma estação, por exemplo. Além disso, nas estações, os painéis informativos também estão presentes nas estações do serviço.

Moradora de Padre Miguel, na Zona Oeste, a relações públicas Tayara Vimeney, 22 anos, reclama da oferta de ônibus em seu bairro. “Fico horas no ponto esperando passar um ônibus em direção ao Centro. Quando aparece um, ele está lotado. Na maioria das vezes sou obrigada a pegar um ‘frescão’ e pagar mais caro para chegar ao trabalho”, reclama. Sobre a novidade anunciada, Tayara afirma: “Acho que se o controle funcionar adequadamente, não vou precisar esperar tanto tempo no ponto de ônibus”.

Trânsito é desculpa

Segundo Osório, “as empresas de ônibus alegam que os atrasos de seus veículos ocorrem em função do trânsito. O sistema permitirá à Prefeitura checar se realmente essa demora acontece em virtude dos congestionamentos”. Para Eduardo Paes, “com o aplicativo, será possível um controle social das empresas e dos consórcios de ônibus”.

A Prefeitura do Rio terá seu aplicativo oficial, mas deixará a base de dados do sistema aberta a desenvolvedores que tenham interesse em criar aplicativos e softwares. “A ideia é permitir que eles criem programas para que a própria população possa agir como fiscal”, disse Eduardo Paes.

Novos corredores

Secretário e prefeito falaram da importância de expandir o número de corredores expressos. “BRS ajuda muito a diminuir o tempo de viagem e a garantir um equilíbrio na distribuição da frota. Além disso, tanto ele, como o BRT, deixam uma pista ou uma faixa da via livres para os ônibus”, disse Eduardo Paes.

“Em 2014, privilegiaremos a região da Grande Tijuca, com a implantação de BRS nas principais vias dos bairros daquela região, como Vila Isabel e Maracanã”, afirmou Carlos Roberto Osório, que anunciou a criação de um BRS no Boulevard 28 de Setembro.

Segundo o secretário de Transportes, no próximo dia 24 de setembro, será inaugurado o BRT Estácio – Tijuca, que irá ligar a Praça Saens Peña ao Largo do Estácio. O corredor é uma extensão da ligação do bairro da Zona Norte ao Largo da Carioca, no Centro da cidade.

Para outubro, Osório anunciou a implantação do BR Maracanã – Méier; que seguirá, no sentido Maracanã, pela Rua Hemengarda e Avenida Marechal Rondon; e no sentido Méier, pela Rua 24 de Maio. Para o próximo ano, a Prefeitura o secretário afirmou a continuação deste BRS, ligando o Méier ao Centro, por meio da extensão do BRS, com a implantação do trecho Maracanã – Avenida Presidente Vargas.

Ainda na Zona Norte, a secretaria de Transportes prevê a criação de um corredor BRS na Avenida Dom Hélder Câmara. Na Zona Sul, outro corredor fará a ligação da região com o Centro, por meio dos bairros do Flamengo, Botafogo e Glória. Para este ano, há previsão da inauguração do BRS Botafogo – Humaitá, que seguirá, no sentido Praia de Botafogo pela Rua Voluntários da Pátria; e, no sentido Humaitá, pelas ruas São Clemente e Humaitá.

Serviço não é inédito

Na novidade, anunciada pela Prefeitura do Rio, o diferencial é apenas o aplicativo. Em Belo Horizonte, Minas Gerais, o monitoramento da frota de ônibus já existe desde 2008. Lá, os mineiros contam com painéis informativos, instalados nos pontos de ônibus, que mostram aos usuários quanto tempo um ônibus irá demorar a passar.

O secretário de Transportes alegou que o sistema não permite a fiscalização do estado de conservação dos veículos. Para denúncias, a população conta com o serviço do número de telefone 1746, canal direto para o cidadão se comunicar com a Prefeitura.

Neste fim de semana, aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, o Hackathon 1746, primeira maratona hacker da Prefeitura. Cerca de 80 jovens, divididos em 25 equipes, passaram 28 horas dentro do Palácio da Cidade, em Botafogo, buscando soluções para as quatro maiores demandas do canal de atendimento à população: iluminação pública, conservação de vias, poda de árvores e estacionamento irregular.

Você pode gostar