Por tamyres.matos

Rio - A Polícia Federal de Minas Gerais desmontou nesta quarta-feira uma megaesquema de envio de fuzis dos Estados Unidos para o Brasil. As favelas da Rocinha e Vidigal, na Zona Sul do Rio, eram os principais destinos do armamento. Sete pessoas foram presas — cinco na região de Governador Valares (MG) e duas nos Estados Unidos. As polícias americana e federal de São Paulo apoiaram a operação. As duas favelas contam com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Foram apreendidos 22 fuzis calibre 762 e muita munição. As armas eram compradas nos Estados Unidos por 2 mil dólares (R$ 4.700,00) e revendidas aos traficantes cariocas por valores que variavam de R$ 30 a 60 mil. O armamento era enviado ao Brasil escondido em colchões transportados em contêineres que traziam a mudança de famílias brasileiras residentes nos Estados Unidos e que estavam voltando ao Brasil.

Por isso, a operação foi batizada de Bed Bugs em referência a um inseto também conhecido como "percevejo da cama”, frequentemente encontrado nos Estados Unidos e na Europa. O material chegava ao Brasil pelo Porto de Santos, em São Paulo, e de lá seguia para o Rio

Segundo as investigações, o fazendeiro Vicente de Paula Videira, 47 anos, que foi preso, é o chefe da quadrilha. O filho dele, Marco David Barbosa Vieira, 26 anos, também foi preso acusado de ser o braço direito de Vicente. Eles são fazendeiros e comerciantes na região do Vale do Rio Doce.Os presos foram indiciados por tráfico internacional de arma de fogo e formação de quadrilha. Os presos foram encaminhados à penitenciária de Governador Valadares.

Você pode gostar