Por cadu.bruno

Rio - Comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), o coronel Frederico Caldas divulgou nesta sexta-feira mudanças no comando de 25 das 34 Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Entre elas está a Favela da Rocinha, uma das maiores da cidade, agora chefiada pela major Pricilla de Oliveira Azevedo.

Ela substitui o major Edson Santos, que deixou o posto no fim do mês de agosto em meio às investigações pelo desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza na comunidade. A major Pricilla Azevedo comandou a UPP do Morro Santa Marta, em Botafogo, também na Zona Sul, entre 2008 e 2010.

Polícia anunciou mudanças no comando de 25 das 34 UPPsSeverino Silva / Agência O Dia

"A comunidade precisa da polícia e a polícia também precisa da comunidade. Iremos transformar a Rocinha, que é a maior favela da América Latina, em um ambiente de paz", disse Priscilla Azevedo.

As trocas em comandos de UPPs foram adiantadas com exclusividade pela coluna Rio Sem Fronteiras, de O DIA, no último dia 31 de agosto.

Nove UPPs não sofreram mudanças no comando: Caju, Babilônia, Formiga, São João, Coroa, Vila Cruzeiro, Barreira do Vasco, Batan e Macacos. Durante a solenidade, o coronel Frederico Caldas deu um recado aos novos comandantes.

Major Pricilla de Oliveira Azevedo se emociona durante cerimôniaSeverino Silva / Agência O Dia

"Ocupem-se diariamente com seus policiais. Falem todos os dias com eles e exerçam fiscalização sobre suas ações diárias. Não há incompatibilidade entre ser exigente e ser gentil. Um policial respeitado respeita todos dentro da comunidade. Temos o dever de nos portar com caráter, educação e ética. Esperamos com essas mudanças que a palavra paz seja escrita com tintas mais fortes", disse.

A decisão das mudanças no comando das UPPs surgiu a partir de uma análise feita pelo coronel Frederico Caldas, que durante o primeiro mês de gestão identificou a necessidade de ‘oxigenação’ do programa UPP.

A cerimônia terminou com homenagem de uma jovem moradora do Santa Marta a major Pricilla Azevedo. "Hoje é meu aniversário, mas ao invés de receber presente vou entregar o meu presente para a Rocinha", afirmou a menina.

Caldas anunciou ainda a UPP Arará/Mandela como a 34ª do Estado. As duas comunidades eram atendidas, anteriormente, pela UPP Manguinhos, mas agora terão uma Unidade exclusiva para esses locais.

Saiba quem são os novos comandantes:

Rocinha – Major Pricilla de Oliveira Azevedo
Cidade de Deus – Major Felipe Romeu
Providência – Capitão Fabio Pereira
Santa Marta – Capitão Jeimison Barbosa
Borel – Capitão Carlos Eduardo Panza
Pavão-Pavãozinho/Cantagalo – Capitão Douglas Ultramar
Tabajaras – Capitão Almir Beltran
Salgueiro – Capitão Jeferson Odilon
Turano – Capitão Felipe Carvalho
Andaraí – Capitão Marcio Rocha
Prazeres/Escondidinho – Capitão Ronaldo Salgado
São Carlos – Major Leonardo Nogueira
Mangueira – Major Márcio Rodrigues
Vidigal – Tenente Carlos Martins da Veiga
Fazendinha – Capitão Ricardo Alves
Nova Brasília – Major Glauco Schorcht
Adeus/Baiana – Major Bruno Xavier
Alemão – Capitão Bruno Leite
Fé/Sereno – Capitão Victor de Souza
Chatuba – Capitão Leo Ludolff
Parque Proletário – Capitão Bruno Amaral
Jacarezinho – Major Plínio César
Manguinhos – Capitão Gabriel de Toledo
Cerro-Corá – Tenente Leandro Carlou
Arará/Mandela – Capitão Paulo Ramos

Você pode gostar