Rio - A Polícia Militar vai empregar um total de 1900 PMs e 80 viaturas em um esquema especial para o Sete de Setembro. Os locais a serem reforçados não foram divulgados por questões de planejamento de segurança. A corporação destinará cerca de 1000 homens para a área em torno do Desfile do dia da Independência, desde as primeiras horas da manhã de sábado.
Seguindo a onda de protestos que teve início em junho, o dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, será marcado por várias manifestações espalhadas por todo o país. Pelo menos 172 cidades já foram convocadas para a "Operação 7 de Setembro". O movimento conta com o apoio de vários grupos ligados ao coletivo Anonymous e de organizações como o Brasil Contra a Corrupção.
Mais de 400 mil pessoas confirmaram participação nos atos em eventos nas redes sociais. A pauta da manifestação reivindica a prisão imediata dos envolvidos no mensalão; aprovação e cumprimento do Plano Nacional de Educação; fim do voto obrigatório; redução de deputados e representantes; reforma tributária e aprovação e cumprimento da Lei de Combate à Corrupção.