Por tabata.uchoa

Rio - Os manifestantes retiraram e incendiaram a bandeira do estado do Rio de Janeiro no Monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, neste sábado. Os ativistas também incendiaram a bandeira do Brasil e colocaram uma bandeira preta no local. As Avenidas Presidente Vargas e Rio Branco já estão liberadas e os manifestantes seguem com o protesto na escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia. 

Manifestantes retiram bandeira do Brasil e colocam uma bandeira preta no Monumento a Zumbi dos PalmaresDiego Assis / Agência O Dia


Confronto e feridos no desfile de Sete de Setembro

Cerca de 100 manifestantes invadiram o palanque onde a população assistia ao Desfile Cívico da Independência, na Avenida Presidente Vargas. Muitas famílias entraram em desespero, houve correira e algumas pessoas passaram mal e precisaram ser carregadas por policiais.

Durante a invasão dos manifestantes, alguns cães do exército chegaram a entrar em ação para dispersar os ativistas, que conseguiram derrubar as grades que faziam contenção ao público. No entanto, os manifestantes não conseguiram chegar à pista onde acontecia o desfile por conta de uma enorme barreira formada por policiais e exército.

Os invasores gritavam frases como "Acabou o desfile" e "Não vai ter Copa". Mesmo com a invasão, o desfile prosseguiu. Os invasores permaneceram por cerca de 15 minutos na área do desfile, mas foram dispersados. O desfile chegou ao fim por volta das 10h55.

O Hospital Souza Aguiar recebeu 13 feridos na manifestação - a maioria atingidos por balas de borracha e estilhaços. Três pessoas ainda estão em observação. Uma criança foi atendida com escoriações leves na cabeça e foi liberada. A idosa Nair Rosa, de 69 anos, caiu da arquibancada. Ela chegou ao hospital com escoriações e também já foi liberada.

Você pode gostar