Por tabata.uchoa

Rio - O Desfile Cívico da Independência na Avenida Presidente Vargas, no Centro, foi marcado por manifestações e pelo menos dois confrontos entre ativistas e a polícia. 

No começo da manhã, cerca de 100 manifestantes invadiram o palanque onde a população assistia ao evento. Muitas famílias entraram em desespero, houve correira e algumas pessoas passaram mal e precisaram ser carregadas por policiais.

Luiz Fernando Diogo, que completa 29 anos neste sábado, levou o filho, Luiz Eduardo, de 8 anos, para assistir ao desfile, mas se arrependeu. "Meu filho vai ficar traumatizado. O que esses manifestantes querem? Eles vão conseguir acabar com o mundo", desabafou.

Manifestantes invadiram o desfile da independênciaSeverino Silva / Agência O Dia



Durante a invasão dos manifestantes, alguns cães do exército chegaram a entrar em ação para dispersar os ativistas, que conseguiram derrubar as grades que faziam contenção ao público. No entanto, os manifestantes não conseguiram chegar à pista onde acontecia o desfile por conta de uma enorme barreira formada por policiais e exército.

Os invasores gritavam frases como "Acabou o desfile" e "Não vai ter Copa". Mesmo com a invasão, o desfile prosseguiu. Os invasores permaneceram por cerca de 15 minutos na área do desfile, mas foram dispersados. O desfile terminou por volta das 10h55.

Criança e idosa entre os feridos

O Hospital Souza Aguiar recebeu 13 feridos na manifestação - a maioria atingidos por balas de borracha e estilhaços. Três pessoas ainda estão em observação. Uma criança foi atendida com escoriações leves na cabeça e foi liberada. A idosa Nair Rosa, de 69 anos, caiu da arquibancada. Ela chegou ao hospital com escoriações e também já foi liberada.

Segundo confronto

Um novo confronto entre manifestantes e policiais aconteceu por volta do meio-dia, também na Avenida Presidente Vargas. Os agentes faziam revistas quando houve uma correria. Manifestantes jogaram garrafas nos policiais. Por conta dos protestos, a Estação Presidente Vargas do Metrô foi fechada.

27 detidos pela polícia
A Secretaria Segurança confirmou que até às 17 horas, 27 pessoas foram detidas nos protestos e levadas para delegacias. Uma das pessoas detidas foi presa por porte de arma; 15 foram autuadas e liberadas, entre elas, um homem com três passagens pela polícia. Entre as autuações estão os crimes de lesão corporal, desacato, resistência e posse de material de explosivo. Com os detidos, foram apreendidos um estilingue, um spray de gás lacrimogêneo, pedras, canivete, bolas de gude, bombas artesanais e toucas.


Você pode gostar