Por thiago.antunes

Rio -  O número de ativistas detidos durante as manifestações no Dia da Independência, neste sábado, aumentou para 77. Segundo a Polícia Militar, 27 foram levados para delegacias após os tumultos durante o desfile do Sete de Setembro, no Centro. As 50 detenções restantes ocorreram após o confronto entre PMs do Choque e integrantes do grupo Black Bloc, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, no início da noite.

Na ocasião, cerca de 300 manifestantes com o rosto coberto tentaram furar o bloqueio dos policiais entre as Ruas Pinheiro Machado e das Laranjeiras, para chegar ao Palácio Guanabara. Quando alguns manifestantes conseguiram passar pela barreira , os policiais do Batalhão de Choque (BPChq) reagiram com truculência e atiraram bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha a esmo.

Uma das bombas caiu na sede da Sociedade Viva Cazuza, que abriga crianças portadoras de HIV. Indignado, um segurança do estabelecimento informou que mutas delas passaram mal após inalar o gás. Após o episódio, as portas da ONG foram fechadas.

Manifestante é preso na Avenida Presidente Vargas esquina com a Avenida PassosSeverino Silva / Agência O Dia

Os pedestres que estavam nas proximidades também reclamaram da truculência da PM. Houve tumulto e correria. Algumas agências bancárias foram depredadas na Rua Pinheiro Machado e os ativistas recuaram. Até o momento, não há registro de feridos.

No Largo do Machado, o cenário ficou irreconhecível. Os orelhões e pontos de ônibus no local foram depredados pelos Black Blocs, bem como o acesso de cadeirantes para a estação do metrô, que ficou fechada por 15 minutos. Segundo médicos voluntários que acompanharam o ato, eles foram impedidos de entrar na estação para atender pessoas que passaram mal. Após 7 minutos, as vítimas foram levadas até a entrada. Há muitos focos de incêndio e lixeiras queimadas na praça.

Pedestres que estiveram no local hostilizaram membros do grupo anarquista, que se dispersou pelas ruas do bairro e seguiu para a Praia do Flamengo. Parte deles chegou a se concentrar na porta da 9ª DP (Catete) para protestar contra a detenção dos ativistas. A PM informou que os detidos foram encaminhados em um ônibus para a 21ª DP (Bonsucesso).

Neste momento, 50 Black Blocs estão sentados entre as esquinas da Avenida Mem de Sá e Rua João Pessoa, na Lapa. PMs do Batalhão de Choque estão posicionados na calçada oposta aos ativistas. O clima é de tensão, mas ainda não há informações de um novo confronto.

Você pode gostar