Por thiago.antunes

Rio - Para fazer a “desapropriação amigável” de um imóvel na Taquara, em Jacarepaguá, a prefeitura pagou um valor 22 vezes superior à avaliação que utiliza para cobrar o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Ao contrário do valor considerado para o cálculo do IPTU, o do ITBI procura refletir o preço praticado no mercado imobiliário.

Segundo o site da Secretaria Municipal de Fazenda, o imóvel, onde funciona o Centro Espírita Ibirajara, vale R$ 138.453,27. Mas, para desapropriá-lo, a prefeitura pagará R$ 2,8 milhões.

Transolímpica

Como o Informe revelou nesta segunda-feira, a vereadora Teresa Bergher (PSDB) considerou muito alto o valor da desapropriação, necessária para a construção da Transolímpica. Para obter a avaliação oficial, bastou digitar o número de inscrição do imóvel.

Valor de mercado

A Secretaria de Obras diz que a desapropriação respeitou o valor de mercado segundo avaliação da Procuradoria Geral do Município. Afirma que o terreno tem 5 mil metros quadrados e 1.100 metros quadrados de área construída.

Você pode gostar