Por thiago.antunes

Rio - O que poderia medir a honestidade de uma cidade? Para a revista canadense Reader's Digest, a resposta veio de um teste baseado em ‘devolução’ de carteiras feito em 16 metrópoles, e que consagrou a capital da Finlândia, Helsinque, como campeã. Representando o Brasil, o Rio de Janeiro teve nota baixa: ficou em 11º lugar, empatando com Zurique, na Suiça, e Bucareste, na Romênia.

Em Helsinque%2C capital da Finlândia%2C 11 de 12 carteiras foram devolvidasDivulgação

Em cada cidade, os repórteres deixaram cair no chão 12 carteiras — com 50 dólares, telefone de contato e fotos de família— em ruas movimentadas, centros comerciais e parques. Eles observaram as atitudes de quem as pegava. Alguns devolviam a uma autoridade ou ligavam para o número, outros seguiam com a lógica do ‘achado não é roubado’.

Das 12 perdidas, a representante da Finlândia registrou 11 devoluções. Já os cariocas devolveram apenas quatro, deixando o Rio na parte de baixo da tabela. Lisboa, em Portugal, foi a pior colocada: apenas uma carteira foi devolvida. Curiosamente, a ‘boa’ ação lisboeta foi de um casal holandês, que logo ligou para o número de contato. Já Madri registrou só duas entregas.

O teste revelou que a honestidade não está atrelada a poder econômico: Mumbai, na Índia, ficou em segundo lugar, com nove ‘devoluções’, à frente de Nova York (EUA) e de cidades europeias.

Capital finlandesa teve quase 100% de aproveitamento em ranking

1 - Helsinque, Finlândia: 11 de 12 carteiras

2 - Mumbai, Índia: 9 de 12

3 - Budapeste, Hungria, e Nova York, Eua: 8 de 12

5 - Moscou, Rússia, e Amsterdã, Holanda: 7 de 12

7 - Berlim, Alemanha, e Liubliana, Eslovênia: 6 de 12

9 - Londres, Inglaterra, e Varsóvia, Polônia: 5 de 12

11 - Bucareste, Romênia, Rio de Janeiro, Brasil, e Zurique, Suiça: 4 de 12

14 - Praga, República Checa: 3 de 12

15 - Madri, Espanha: 2 de 12

16 - Lisboa, Portugal: 1 de 12

Você pode gostar