Por helio.almeida

Rio - O Deptamento Jurídico do Sepe informou neste domingo que todos os profissionais de educação da rede municipal, que foram detidos neste sábado por conta da desocupação pela PM da Câmara de Vereadores, foram estão liberados.

Foram detidos quatro profissionais, que prestaram esclarecimentos na 5ª DP (Centro). Integrantes da categoria também registraram, no mesmo local, queixas contra o comando da PM por retirar à força os professores e funcionários administrativos da Câmara, sem uma ordem específica da Justiça.

Ás 10h, o Sepe realiza um protesto em frente à Câmara, contra a violência policial, que provocou ferimentos em dezenas de pessoas.

Policiais invadiram a Câmara dos Vereadores ocupada por professoresLeandro Eiró / Agência O Dia

Um docente afirma que a PM usou até arma de choque para esvaziar o plenário. Do lado de fora, bombas de gás e spray de pimenta foram jogados contra grupo de manifestantes que tentaram impedir a ação. Ruas foram interditadas.

“Chegaram batendo, nos arrastaram para fora, senhoras foram esmagadas. Vi muitos colegas caídos, atingidos por armas de choque. Se a PM disser que reagimos, é mentira”, acusou o professor de Matemática Edson de Oliveira.

Cerca de 120 homens do 5º BPM e do Choque chegaram à Cinelândia por volta das 21h, atendendo a ofício da Casa pedindo ajuda para esvaziar o prédio. Um negociador tentou convencer os profissionais a sair pacificamente, mas os docentes, alegando que a PM não tinha um mandado de reintegração, resistiram.

Às 22h30, policiais arrombaram a entrada do Palácio pela Rua Evaristo da Veiga, e 40 homens entraram. Um manifestante atirou um sinalizador, o que gerou tumulto. Bombas de gás e cabeças de negro foram detonadas.

Marta Moraes, coordenadora do Sepe, afirmou que a categoria vai processar o estado. “Não há liminar pra realizar essa desocupação. Não é uma decisão da Justiça. É uma ordem autoritária. Não vamos aceitar que a ditadura seja reinstalada. Vamos mostrar isso para os nossos alunos”, reclamou.

Um vídeo publicado na Internet mostra o momento em que a Polícia Militar entrou na Câmara dos Vereadores, na noite deste sábado, e retirou à força os profissionais da rede municipal de ensino, que ocupavam a Casa Legislativa em protesto ao plano de carreira da categoria proposta pelo prefeito Eduardo Paes. O Sindicato dos Professores (Sepe), deve entrar com um processo contra o estado.

O vídeo foi publicado no YouTube pelo Mídeia Ninja. Mesmo com a baixa qualidade das imagens, é nítida a forma agressiva que os professores foram retirados. Aos gritos de "sem violência", os policiais foraçaram a entrada. Chegando no Plenário, muitoas grevistas foram arrastados pelos agentes. Muitas pessoas pediam calma para os PMs, mas om pedido não foi aceito.




Você pode gostar