Por tamyres.matos

Rio - A 1ª Vara Criminal de São João de Meriti, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), aceitou a denúncia, por homicídio culposo (sem intenção de matar), contra as técnicas de enfermagem e estagiárias acusadas de injetar uma dose de 40 ml de café com leite na veia de uma idosa de 80 anos, resultando na morte da paciente no dia 14 de outubro de 2012.

Idosa de 80 anos morreu após ter café com leite injetado na veiaLuiz Ackermann / Agência O Dia

As quatro denunciadas, as técnicas Rayane Brito da Silva Inácio, Adriele da Silva e as estagiárias Rejane Moreira Telles e Luciana Cristina Rodrigues Carvalho, serão citadas para nomear advogados e apresentar defesa no prazo de 10 dias, respondendo ao processo em liberdade.

Relembre o caso

Palmerina Pires Ribeiro estava internada com infecção renal no setor de repouso feminino do PAM, e apresentava quadro estável. De acordo com a denúncia do MP, após a injeção de café com leite, por volta das 16h, a idosa sofreu insuficiência respiratória aguda, além de taquicardia e pouca oxigenação no sangue. Ela morreu quatro horas após ser transferida para o setor de pacientes graves. O caso ocorreu no Posto de Atendimento Médico (PAM) Abdon Gonçalves, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

"As denunciadas Rayane e Adriele, apesar de terem ficado sentadas na mesa da sala do Repouso Feminino, com visão das pacientes, de forma negligente, deixaram que Rejane e Luciana ministrassem o café com leite em Palmerina, sem a necessária supervisão...", diz um trecho da denúncia do MP. Se condenadas, a pena para as estagiárias pode chegar a três anos de prisão, e para as técnicas de enfermagem, a quatro anos de reclusão.

Você pode gostar