Rio - Responsáveis pela confusão de segunda, manifestantes mascarados, os Black Blocs, conquistaram fãs entre os professores — isto, por terem defendido integrantes da categoria em atos realizados no fim do mês passado. A admiração fica evidente em grupos de professores e de outros servidores formados no Facebook.
Neles, a partir do início do mês, foram postadas frases como “Black Blocs, admiro vocês”, “Parabéns aos guerreiros Black Blocs”, “Black Bloc é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo”. Uma mulher que se identificou como professora os classificou de “jovens destemidos”. Outra, mais direta, os chamou de “fofos”.
A rejeição aos mascarados
A admiração pelos Black Blocs não é unânime, alguns integrantes dos grupos de discussão discordam dos colegas. Na noite de segunda-feira, uma mulher postou: “Esses blacks não sei das quantas estão minando a manifestação dos professores. Os professores perderão a credibilidade e o apoio da população.”
Outro participante do grupo também lamentou. “É lamentável tal ato... é uma pena (...) baderneiros atrapalham... a polícia ficou ferida”. As poucas opiniões favoráveis ao Plano de Cargos e Salários da prefeitura são criticadas. Uma professora foi chamada de “infeliz”, “boçal” e “ridícula” por ter dito, na semana passada, que considerou a proposta vantajosa.
Impasse estadual
Deputados estaduais se empenham para tirar do impasse a situação dos professores da rede estadual, também em greve. Líderes de 11 partidos encaminharam ao vice Pezão pedido para que ele se reúna com a categoria. A oposição tenta obstruir as sessões, quer que a Assembleia Legislativa entre nas negociações.