Rio - Um dos artistas brasileiros que mais lutaram contra a censura, o compositor e escritor Chico Buarque é a favor das restrições à publicação de biografias. Segundo sua assessoria, ele, que está em Paris escrevendo um livro, concorda com a posição da Associação Procure Saber. Chico integra o grupo ao lado de, entre outros, Roberto Carlos, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Baseados no Código Civil, eles defendem autorizações prévias para a publicação das biografias. Querem também que as editoras façam pagamentos aos biografados ou aos seus herdeiros.
Limites à liberdade
Nesta quarta-feira, em palestra na Feira de Livros de Frankfurt, Laurentino Gomes, autor dos sucessos ‘1808’ e ‘1822’, acusou o Procure Saber de “limitar a liberdade de expressão”. Frisou que cabe à Justiça punir eventuais erros ou injustiças cometidos por biógrafos.
Censura
Em setembro, um manifesto assinado por diversos escritores classificou de censura a necessidade de autorização para biografias. O fim da exigência está sendo analisado no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal.