Por tiago.frederico

Rio - O bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio, já está preparado para receber a 18ª edição da Parada do Orgulho LGBT. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, foram iniciadas as interdições no bairro, com fechamento da Rua Francisco Otaviano, no trecho entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica; e a Av. Atlântica, pista junto à orla, trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Miguel Lemos.

O movimento pacífico lembrará que os avanços nas políticas públicas como o reconhecimento da união civil entre pessoas do mesmo sexo ou a criação de programas como o Brasil Sem Homofobia – conquistados graças a mobilizações populares, a exemplo das Paradas LGBTs ocorridas pelo país, a Parada LGBT. Outra bandeira da Parada lembrará os 4.850 LGBTs que sofreram algum tipo de violência homofóbica no Brasil no ano de 2012, em razão da sua orientação sexual e identidade de gênero.

Parada do Orgulho LGBT em Copacabana no ano de 2012Divulgação


“Hoje vivemos num cenário de ameaça, de recrudescimento de importantes conquistas de direitos de LGBTs por conta, principalmente, do conservadorismo do legislativo e do crescimento do fundamentalismo religioso. Precisamos mostrar que não estamos sozinhos, que somos milhões de vozes e com poder de influenciar a política brasileira para transformar essa realidade. Estar domingo em Copacabana é acordar e fazer algo para essa mudança” afirma Julio Moreira, Presidente do Grupo Arco-Íris – organização social responsável pela Parada.

A organização do evento espera um público de 1 milhão de pessoas, embaladas por música eletrônica, pop e MPB mixadas por DJs a bordo de 15 trios elétricos, a partir das 13h. Mas o evento começa bem antes, às 9 horas da manhã, com serviços ofertados pela organização e empresas parceiras.

Confira tudo o que rola neste domingo em Copacabana

Parada do samba

No último dos trios elétricos, vai batuque da bateria da GRES Estação Primeira de Mangueira. Os destaques - Tânia Índio do Brasil, que desfila no carnaval há mais de 50 anos, e a transformista Dianelly Braga - virão acompanhadas de 50 ritmistas. É a primeira vez que a manifestação LGBT, mais chegada à música eletrônica, leva uma Escola de Samba para a Avenida Atlântica.

Moda e ecologia

A participação não para por aí. Em parceria com a Secretaria do Ambiente, haverá o desfile Ecomoda, projeto de empreendedorismo realizado na Mangueira, com um misto de dez modelos da comunidade e dez drag queens. A coleção é feita inteiramente do reaproveitamento de tecidos. A SEA e o Inea terão três tendas na orla e, além do desfile, oferece diversas oficinas (educação ambiental, compostagem, aproveitamento integral de alimentos com o Ecobuffet) e distribuição mudas de pimenta, cravo e ipê.

Saúde

Quem chegar na orla cedo pode aproveitar outros serviços. Pela manhã, com início às 9h, a ação Orgulho e Cidadania realiza vacinação contra a Hepatite B, distribuição de folhetos com dicas de saúde, conscientização ambiental, distribuição de camisinhas masculinas e femininas e muito mais. Ao todo, serão distribuídos 700 mil preservativos e será feita uma campanha a favor da testagem voluntária para o vírus HIV, que causa a Aids.

Segurança

Garantindo a segurança de todos, 400 PMs e 320 Guardas Municipais trabalharão com 200 seguranças particulares contratados pela organização. Os policiais terão ao seu dispor seis quadriciclos e 10 torres de observação. A saúde, por sua vez, contará com três postos médicos e 10 ambulâncias.

Estrutura

Também haverá 200 banheiros químicos garantindo o conforto dos presentes. Garantindo a limpeza da praia mais famosa do mundo, a ComLurb vai disponibilizar 150 contêineres a mais no canteiro central da avenida, totalizando mais de 480 depósitos para lixos do começo ao fim do percurso da Parada, um estímulo à campanha Lixo Zero.

O evento está preparado para atender muito bem o público. O Grupo Arco-Íris contará com 150 voluntários ajudando na organização do evento.

Educação e outros serviços

Na parte de serviços, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro marca presença disponibilizando ao público atendimento jurídico. A Universidade Estácio de Sá também oferecerá aconselhamento semelhante, uma vez que vai disponibilizar atividades referentes a alguns de seus cursos. Em moda, os presentes poderão aprender a customizar peças de roupa. O pessoal de enfermagem ficará responsável pela distribuição de preservativos e orientações sobre DSTs. Alunos do curso afim se encarregam de prestar atendimento psicológico. Enquanto isso, alunos de comunicação social realizam a cobertura do evento.

O IBMR participa com proposta parecida. Professores e estagiários de psicologia divulgarão a parceria IBMR/ GAI para o Apoio Terapêutico. Em estética, será oferecido shiatsu e visagismo. Em enfermagem, haverá aferição de pressão arterial e glicemia. Ambas as instituições fornecerão informações para o ingresso de novos alunos.

Direitos humanos e cidadania

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, um dos patrocinadores do evento, através da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual – Ceds, também estará presente oferecendo diferentes serviços, entre eles o incentivo ao combate à homofobia, favorecendo a visibilidade e o reconhecimento social do cidadão LGBT carioca.

A Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, um dos patrocinadores, vai orientar os participantes sobre seus direitos, promoção da cidadania, dentre outros.

O Rio Sem Homofobia também convidará gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais para a 1ª cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo do estado do Rio de Janeiro, que será realizada no dia 08 de dezembro no Tribunal de Justiça. Os casais poderão se inscrever na tenda do Programa no evento. Para isso é necessário que o casal possua união estável registrada em cartório ou a ata da audiência da união estável com firma reconhecida e registrada em cartório.

A 18ª Parada do Orgulho LGBT-Rio é uma realização do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e Instituto Arco-Íris e com patrocínio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado, através do Programa Rio Sem Homofobia; da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS) e da Petrobras.

O evento ainda conta com o apoio da Secretaria do Ambiente do Governo do Estado do Rio de Janeiro /Instituto Estadual do Ambiente, Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Subprefeitura da Zona Sul, Empório Almir França, Fórum Estadual de ONG/AIDS, Centro Universitário IBMR, Universidade Estácio de Sá, Jornal O Dia, Jornal Meia Hora e Rádio FM O Dia.

Você pode gostar