Por thiago.antunes

Rio - A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) iniciou nesta segunda-feira, a Operação Velozes e Furiosos para verificar se as concessionárias de automóveis na cidade do Rio estão cumprindo o que anunciam nas suas publicidades: se, de fato, vendem carros com taxa zero (sem juros embutido) e se negociam veículos básicos pelo preço de carros com acessórios (o que encarece o valor). Fiscais do Procon vistoriaram 19 concessionárias, das quais 12 apresentaram irregularidades (cinco na Zona Sul, cinco na Zona Norte e duas na Zona Oeste) Todas foram autuadas e serão multadas.

Ação do Procon multou 12 concessionáriasDivulgação

As irregularidades mais comuns encontradas pelos fiscais foram a ausência de preço nos veículos expostos (ou posicionados voltados para dentro dos carros) e anúncios veiculados com falta de informação (sem especificar qual é o valor à vista do veículo e/ou sem explicar que seria necessário pagar uma entrada para ter taxa zero nas parcelas restantes).

Placas dos veículos cobertas por propaganda da concessionária ou mesmo a ausência de placas nos carros também geraram autuações, assim como a venda de veículos com taxa zero, cuja soma das parcelas estava superior ao preço à vista. Entre as concessionárias que não apresentaram irregularidades, quatro ficam na Estada Intendente Magalhães (Kioto, Peugeot Etoile, Fiat Milocar e Space Renaut), duas na Avenida das Américas (Peugeot Ago e Volkswagen Recreio) e uma na Rua Cândido Benício (Barrafor).

Você pode gostar