Por cadu.bruno

Rio - O carnaval de rua quer estimular a folia dos bons negócios. Rita Fernandes é presidente da Sebastiana, entidade que reúne alguns dos principais blocos do Rio e que decidiu promover, a partir de 2014, a Carnavália, primeira feira de negócios voltada para a festa. Ela diz que quer estimular a economia criativa e dar chance para que muita gente saia da informalidade.

Qual a importância da feira de negócios?

Queremos criar um canal direto entre as pessoas que trabalham com o carnaval de rua e fornecedores. É importante estimular a movimentação dessa economia que envolve o trabalho de músicos, costureiras, bordadeiras, ferreiros, soldadores. É preciso que esses profissionais tenham um contato direto com quem coloca os blocos nas ruas da cidade.

Quais são as vantagens desse contato?

Ao fazer a ponte, a feira estimula o empreendedorismo e diminui o custo dos organizadores do carnaval. Muitos diretores de blocos querem fazer uma camisa com uma ilustração bacana, mas não conhecem um designer ou chargista que cuide da tarefa. Ou então têm dificuldades para alugar um carro de som. Com a feira, podemos trazer empresas de outras cidades para cobrir essa necessidade.

Quanto o carnaval de rua movimenta?

Não há estimativa. Como o carnaval de rua envolve o trabalho informal, não dá para saber quanto os blocos movimentam. Mas a festa pode ser um vetor para muita gente formalizar seu trabalho.

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