Por thiago.antunes

Rio - Cerca de 100 motoristas de vans que trafegam na Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá deixaram agora há pouco a Secretaria Municipal de Transportes em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde foram recebidos pelo delegado Cláudio Ferraz, da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar. Eles acordaram com o coordenador em apresentar propostas de linhas alternativas para circular na região na próxima quarta-feira. 

Ferraz se comprometeu a analisar a proposta. Os motoristas alegam que, impedidos de circular com a atual implementação do Sistema de Transporte Público Local (STPL), pelo menos 1.700 vans deixam de andar, causando prejuízos para milhares de trabalhdores e suas famílias, além dos usuários das linhas. Pelo atual sistema, que substitui, o Transporte Epecial Complementar (TEC), apenas 392 vans poderão circular em 18 linhas na região. 

Motoristas de vans fizeram protesto na sede da Secretaria de TransportesAlexandre Brum / Agência O Dia

O delegado não considerou invasão a chegada dos motoristas no prédio da Secretaria, mas houve tumulto e muitos deles entraram na sede do órgão. O local teve a segurança reforçada por PMs do 2º BPM (Botafogo) e Guardas Municipais. No momento, a situação é tranquila.

Polícia vai investigar atos durante protesto

A Polícia Civil informou, na tarde desta segunda-feira, que a 32ª DP (Taquara) está investigando, segundo a corporação, "atos criminosos que ocorreram durante a manifestação de motoristas de vans", em Rio das Pedras, na Zona Oeste, na manhã desta segunda. Um registro de ocorrência de atentado contra a segurança de outro meio de transporte e crime de incêndio foi aberto.

O delegado titular da unidade, Antônio Ricardo Lima Nunes, ouve o presidente da Associação de Moradores de Rio das Pedras e, às 16h, o presidente da cooperativa de vans que atua na região.

Manifestantes queimaram pneus e fecharam via

Motoristas de vans realizam, na manhã desta segunda-feira, em Rio das Pedras, na Zona Oeste, novo protesto contra esquema de circulação dos veículos implantado na região. A Avenida Engenheiro Sousa Filho e algumas ruas do entorno ficaram fechadas. Manifestantes queimaram pneus em alguns pontos. De acordo com a prefeitura, milicianos participam do protesto.

"O que aconteceu é uma ação insuflada por grupos que pretendem defender seus interesses na área de transportes. Motoristas que têm direito de circular foram aterrorizados e impedidos de circular", disse o delegado Cláudio Ferraz, da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar.

Pelo menos seis barricadas foram montadas. O grupo reivindica uma licitação para Rio das Pedras. "Houve licitação na Gardênia, Cidade de Deus, Recreio e em Rio das Pedras, não. Cinco mil empregos foram retirados de uma hora para a outra", disse um representante do grupo, que se identificou apenas como Marcelo.

O protesto obstrui a Avenida Ayrton Senna, na altura de Gardênia Azul. A via chegou a ficar completamente fechada no sentido orla e o trânsito é bastante complicado na região. Os motoristas agora ocupam duas faixas da via na altura do Senac e há lentidão ao longo da via, com reflexos na Linha Amarela. A CET-Rio orienta o tráfego e a Polícia Militar acompanha o grupo.

Na última sexta e no sábado motoristas já haviam feito protesto contra a decisão da prefeitura. A circulação de vans foi proibida nas avenidas Ayrton Senna, das Américas, Ministro Ivan Lins e Armando Lombardi.

Você pode gostar