Por adriano.araujo

Rio - O trânsito do Centro do Rio terá mudanças a partir de hoje. É a segunda fase da série de operações para tentar reduzir impactos das intervenções por conta da demolição do Elevado da Perimetral. O viaduto será interditado, no trecho do Gasômetro à Praça Mauá, a partir do dia 19. No Centro, uma faixa reversível será implantada na Avenida Presidente Vargas, na pista central, sentido Candelária. Ela vai operar, diariamente, de segunda a sexta-feira, das 6h às 11h.

Para acessar a via, o motorista deve pegar o viaduto sobre o canal em frente à Prefeitura do Rio, até a agulha na altura do número 817 (prédio do Detran), logo após a Avenida Passos. A preferência é para quem vem da Avenida Francisco Bicalho com destino à Avenida Rio Branco ou ao Mergulhão da Praça XV.

Em vários pontos da cidade%2C faixas indicam as mudanças que ocorrerão no trânsito do Centro do RioAlexandre Vieira / Agência O Dia

Os veículos com destino à Praça da República ou à Avenida Passos terão que se manter na pista normal da avenida. Agentes da CET-Rio estarão no local para orientar motoristas e pedestres.
Porém, as mudanças mais impactantes estão na restrição de carga e descarga em vias importantes que vão da Zona Portuária à Lapa.

Assim, qualquer veículo que faça o serviço deve acessar a área das 21h às 6h. Já no local, o motorista vai ter que aguardar pelo horário permitido para circulação (das 10h às 15h). No limite do polígono de restrição estão as avenidas Francisco Bicalho, Rodrigues Alves, Beira-Mar e Augusto Severo; as ruas Estácio de Sá e do Riachuelo, além do Trevo do Estudante, também estão incluídos.

Estacionamento

A partir da hoje, cerca de 1.500 vagas de estacionamento serão supridas, a maioria localizada no Castelo. Em alguns pontos, localizados próximos a universidades serão liberados das 19h à meia-noite, como os trechos das avenidas Graça Aranha, Presidente Wilson e das ruas da Assembleia e Santa Luzia. Para auxiliar os motoristas, haverá sinalização noturna para indicar as vagas.

Trem e metrô serão meios alternativos

A Prefeitura do Rio indica à população que vai para o Centro usar as estações de trem e de metrô no bairro de São Cristóvão para fazer integração dos modais.

Para isso, a Supervia vai acrescentar mais dois trens, um partindo do local para Duque de Caxias-Saracuruna e outro para Japeri, o que representa ampliação da capacidade de transporte na hora pico em um total de 4.800 passageiros. Atualmente há 67.200 lugares disponíveis nos trens.

A frota dos ônibus, que saem daquela área, terá aumento de 20%. Outro ponto indicado para integração é a estação de trem de Deodoro, terá também 20% a mais da oferta de vagas.

Clique na imagem e confira as interdiçõesArte%3A O Dia


Você pode gostar