Rio - Uma casa desabou parcialmente e uma mulher ficou ferida no Morro da Mineira, na Zona Norte, na manhã desta quarta-feira. A vítima, identificada como Rosélia dos Santos Rosendo, de 48 anos, foi atendida no Hospital Muncipal Souza Aguiar e na UPA do Centro. Ela passou por exames e passa bem. Parte do imóvel de dois andares ainda corre o risco de desabar.
Rosélia seguia para o trabalho por volta das 8h quando foi atingida pelos escombros da casa, que fica na localidade conhecida como Ilha do Rato, na Rua São Bento. O marido da vítima, Robson Santos Silva, de 47 anos, disse que o que aconteceu já era anunciado. "Já era esperado esse desabamento e nada foi providenciado. Precisou machucar alguém para se tomar uma atitude?", desabafou.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Mineira, Pedro Paulo Ferreira, o imóvel está interditado pela Defesa Civil desde fevereiro de 2011, e desde então a antiga proprietária do local, identificada como Kelly Cristina Duarte, vive na casa de parentes. Segundo Pedro Paulo, até hoje ela não recebeu o aluguel social a que tem direito.
O presidente informou que existem outras casas em situação de risco com o auto de interdição da Defesa Civil municipal. Porém, esses moradores também não recebem o aluguem social e nem foram reassentadas.
A secretaria de Defesa Civil e Habitação do município do Rio ainda não se pronunciaram sobre o problema na comunidade. Já a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Defesa Civil, informou que o imóvel sofreu desabamento parcial e foi interditado. No momento, uma equipe da Coordenadoria de Operações Especiais realiza demolição do restante do material que apresenta risco de queda.