Por adriano.araujo

Rio - O Ministério Público do Rio realiza na manhã desta sexta-feira uma operação para combater crimes de sonegação fiscal de IPVA. Chama de operação “Gato Mestre”, ela tem como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão.

A ação é uma iniciativa da Coordenadoria de Combate à Sonegação Fiscal (Coesf), que obteve junto à 41ª Vara Criminal da Capital o afastamento das funções públicas do auditor fiscal Marcelo Sardinha Aranha de Araújo e os agentes fazendários Gilberto Ignácio Maia Filho e José Rangel Neto, sendo os dois primeiros lotados na Inspetoria Especial de Fiscalização 09/IPVA, estando o último lotado na Corregedoria da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio.

Eles são acusados da prática dos crimes de formação de quadrilha e sonegação fiscal relativos ao pagamento de IPVA com alíquotas reduzidas através da inserção de dados falsos no sistema da Secretaria Estadual de Fazenda, crime previsto no artigo 313-A do Código Penal.

Os mandados de busca e apreensão estão sendo realizados em cinco endereços, entre eles a Inspetoria de Fiscalização do IPVA, situada na Rua Regente Feijó, no Centro, e na Corregedoria da Secretaria de Estado de Fazenda.

Você pode gostar