Rio -Os administradores do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, vão assumir a gestão do Cemitério do Caju por 90 dias. O risco de paralisação dos serviços influenciou a decisão, já que os coveiros chegaram a entrar em greve na quinta-feira, mas já retomaram os trabalhos.
O secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, disse que “a medida foi tomada em caráter emergencial”. “Não há intenção de tomar a mesma atitude nos outros cemitérios da Santa Casa de Misericórdia”, garantiu Pedro Paulo.
Está prevista para o fim de outubro uma licitação para a administração dos 13 cemitérios da Santa Casa. “A concessão secular dada à Santa Casa acabou. Não há mais condição de que eles administrem os cemitérios da cidade”, afirmou o secretário.
Não faltaram justificativas para que a Casa Civil resolvesse mudar a gestão do Cemitério do Caju.“Os funcionários reclamam de três meses de salários atrasados, as condições são de trabalho escravo”, disse Pedro Paulo. O secretário também informou que há suspeitas de irregularidades nos serviços de sepultamento, que envolvem desvios de verbas.
Nos últimos meses, três greves de coveiros impediram os sepultamentos marcados para cemitérios geridos pela Santa Casa. Na quinta feira, quando os funcionários do Caju paralisaram as atividades, famílias que não conseguiram enterrar seus parentes ficaram revoltadas. A greve foi interrompida ontem, com o pagamento dos salários do mês de agosto.
15% DOS SEPULTAMENTOS
De acordo com o secretário, só no Caju são realizados 15% dos sepultamentos da cidade. “É muita coisa para um lugar só. Não podemos correr o risco que o cemitério entre em colapso. O câncer da Santa Casa está em metástase”, resumiu, preocupado.
O fim da concessão da Santa Casa para gerir os cemitérios provocará um reordenamento na administração dos locais de sepultamento da cidade. Segundo Pedro Paulo, “os 13 cemitérios serão divididos em duas ou três áreas” para a licitação. A gestão não será pública. “Empresas nacionais e internacionais, em consórcios de uma a três instituições, vão participar da licitação”, indicou. A intenção da prefeitura é de que as novas administrações comecem até o início de 2014.