Rio - A partir de domingo, brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão de adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vigorará até 16 de fevereiro de 2014. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado, está prevista uma redução média de 4% a 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.
O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nessa época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931 para 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol. No fim do ano, há também um aumento na demanda por energia resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.