Rio - Depois de passar pelas Estações Central, Saens Peña e Pavuna, agora é a vez de a Estação Carioca receber a Campanha Procura C, uma parceria do MetrôRio com o Laboratório Roche. Entre os dias 21 e 25 deste mês, profissionais de saúde realizarão testes gratuitos em usuários e funcionários do MetrôRio para detectar a presença do vírus da Hepatite C no sangue.
Serão realizados testes rápidos que mostram quem teve contato com o vírus. Em caso positivo, a pessoa será encaminhada para uma Unidade de Saúde onde fará outros exames para confirmar o diagnóstico. O teste dura, no máximo, 15 minutos e estará disponível a todos. A expectativa é que sejam feitos 2.500 testes durante os cinco dias da campanha.
A doença
A Hepatite C é uma doença extremamente agressiva e sua transmissão acontece por meio de sangue contaminado. Por isso, dentre os grupos de risco de contágio, estão a pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993, pois não se conhecia a doença até então, e também pessoas que compartilharam material cortante ou perfurante, como alicates de unha, lâminas de barbear e agulhas.
Estima-se que aproximadamente três milhões de brasileiros estejam infectados. Mas, desses, apenas 5% apresentam os sintomas da doença. O diagnóstico tardio da Hepatite C expõe a pessoa a complicações sérias, como câncer de fígado e cirrose. Por outro lado, quando a doença é descoberta no seu início, as chances de cura são maiores.
Campanha Procura C para detecção do vírus da Hepatite C.
Estação Carioca (espaço de eventos próximo ao Acesso Chile). Data: Entre 21/10 e 25/10.
Horário: Das 9h às 17h.