Por adriano.araujo

Rio - O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, foi, neste domingo, à comunidade da Vila Autódromo, em Jacarepaguá, para celebrar missa campal em apoio à resistência de moradores que não querem ser removidos do local. Na solenidade, ao ar livre, Dom Orani abençoou as pessoas e fez orações. Depois, percorreu a comunidade.

Dom Orani percorreu a comunidade após as orações e conversou com moradores que não querem sair do localDivulgação

Vizinha ao Parque Olímpico, a Vila Autódromo, que existe desde 1967, está sob pressão da Prefeitura do Rio para que os habitantes cedam as suas casas em troca de um apartamento. De acordo com a associação de moradores do local, os casos de pessoas que querem sair são apenas os que moram em área precária. Além de 220 famílias, a comunidade também tem estabelecimentos comerciais, que funcionam há anos na região, que podem ser afetados.

Para estabelecer um acordo, as universidades Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram o Plano Popular da Vila Autódromo. Estão previstas intervenções como realocações internas de moradores, para permitir que projetos da prefeitura sejam desenvolvidos.

No entanto, o órgão municipal diz que está ciente somente da manifestação da população da Vila Autódromo que pediu a mudança para um prédio, localizado em Jacarepaguá, e que, assim, o problema estaria resolvido.

Você pode gostar