Por thiago.antunes

Rio - A 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Ministério Público do Rio informou, nesta terça-feira, que vai notificar o comandante do 22º BPM (Maré), tenente-coronel Walter Teixeira da Silva Júnioro, o delegado Jose Pedro Costa da Silva, da 21ª DP (Bonsucesso) e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, pelo recolhimento de mais de 100 usuários de crack na Favela Nova Holanda, Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira. Segundo o órgão, a internação obrigatória de dependentes da droga é ilegal.

O MP também quer saber o motivos dos usuários terem sido encaminhados para o pátio do batalhão, quando deveriam ser conduzidos para centro de recuperação. No local, um posto de identificação da 21ª DP foi montado para identificar quem foi apreendidos.

Acampamento de usuários de crack foi desmontado na MaréDivulgação

Segundo a assessoria da PM, o 22º BPM solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Social que fizesse a operação. Ainda de acordo com a assessoria, os PMs não impediram que alguns os dependentes fugissem porque considera o problema “uma questão de saúde pública para a qual a corporação apoia as ações sociais”. Quanto à notificação do MP, a PM aguardará ser informada oficialmente.

A operação desta terça-feira iniciou às 6h e contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura, e da Polícia Civil. Seis vans da Prefeitura foram utilizadas para o transporte dos usuários. Um acampamento foi desmontado na localidade. Entre os recolhidos havia idosos, menores, deficientes físicos e até uma grávida. Eles foram levados para o pátio do Batalhão da Maré, onde foi montado um posto avançado da 21ª DP para identificação de todos.

Na segunda-feira, um homem não foi identificado e que seria usuário de drogas, parou em meio aos carros na Avenida Brasil, na altura da Vila do João, na Maré. O indivíduo ficou andando entre os veículos na pista sentido Centro, prejudicando o já complicado trânsito.

Homem para no meio dos carros na Avenida BrasilCarlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia


Você pode gostar