Por thiago.antunes

Rio - Diretor do Clube de Engenharia e responsável pela construção de trechos do metrô, Luiz Carneiro de Oliveira diz que o túnel da Via Expressa — ligação entre a Praça 15 e a Avenida Rodrigues Alves — poderia ser concluído sem a demolição prévia da Perimetral.

Segundo ele, a opção escolhida tende a ser mais barata, já que evita a eventual necessidade de reforço do solo. Isto beneficia a concessionária privada Porto Novo, que banca e constrói a obra. Para o engenheiro, os transtornos impostos à população não compensam a economia.

Máquinas e redes

A Cdurp, companhia da prefeitura responsável pela gestão da obra, diz que a presença da Perimetral impediria o uso de máquinas necessárias à construção do túnel. Ressalta que a demolição também viabilizará a instalação de redes como as de água, luz e esgoto.

Outro jeito

Oliveira diz que há máquinas menores, como as utilizadas para a construção do metrô sob o elevado da Paulo de Frontin e a escavação do Mergulhão debaixo da Perimetral. Segundo ele, as redes poderiam ser remanejadas sem a demolição.

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