Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - A Defesa Civil do Rio realizou na manhã desta sexta-feira, Dia Estadual de Redução de Desastres, uma série de simulados de desocupação em áreas com risco de desabamento. A iniciativa aconteceu em prédios públicos e privados, escolas e em comunidades do Complexo do Lins e Região Serrana, onde estão instaladas sirenes de alerta e alarme.

No Complexo do Lins, onde há instaladas 103 sirenes, o simulado foi realizado em nove comunidades: Morro da Cachoeira, Morro da Cotia, Santa Teresinha, Dona Francisca, Cachoeirinha, Barro Preto, Vila Cabuçu, Barro Vermelho e Comunidade dos Pretos Forros. Às 10h, as sirenes foram tocadas e os moradores deixaram suas casas. Cerca de 100 pessoas entre agentes da Defesa Civil do Estado e do Município, agentes comunitários e voluntários participaram da simulação.

Equipe da Defesa Civil Estadual orienta moradores durante o simulado no Complexo do LinsAlessandro Costa / Agência O Dia

"A participação da sociedade é fundamental para conseguirmos reduzir os riscos", disse o secretário de Estado e Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões.

Na capital, 235 edificações serão desocupadas às 11 horas, 11h30min e meio-dia, com o auxílio de militares do Corpo de Bombeiros e técnicos da Defesa Civil estadual. Em todo o Estado, serão 364 prédios. O público será instruído sobre as medidas de prevenção e fornecer orientações de como proceder em caso de acidentes diversos e incêndios.

Entre as edificações públicas e particulares que aderiram aos simulados estão a Nova Cedae, o Tribunal de Justiça, BNDES, Palácio Guanabara, a Assembleia Legislativa e Biblioteca Nacional.
Publicidade
"Os bombeiros vão atuar nos exercícios checando, com a população, as escadas de emergências, os extintores, os mapas de fuga, a iluminação e a sinalização de emergência das edificações", explica Simões.
Simulados em áreas de risco
Publicidade
Na Região Serrana, as sirenes serão acionadas simultaneamente em 54 comunidades, envolvendo cerca de 62 mil pessoas. Os moradores terão que deixar esses locais, sob a orientação de agentes da Defesa Civil estadual, e seguir para os pontos de apoio de suas regiões.
Este ano, o  simulado vai contar com a participação de alunos do ensino fundamental de todo o Estado. Estarão envolvidas na ação cerca de 105 mil pessoas - alunos, professores, funcionários e diretores, em 350 escolas, distribuídas por 88 municípios fluminenses.
Publicidade
Participam também das ações a Cruz Vermelha, a Liga de Radioamadores, o Clube de Motociclistas, a Ong CARE do Brasil, órgãos públicos e prefeituras municipais.