Por thiago.antunes
Rio - Nunca a expressão “a ver navios” combinou tanto com a Zona Portuária: motoristas que usam o GPS ou o Google Maps encontram o trecho demolido da Perimetral na indicação do caminho e as antigas rotas nos bairros de Santo Cristo, Gamboa, Saúde — muitas vias ali tiveram até a mão trocada. 
No aplicativo do Google, sequer há outra alternativa para quem sai do Aeroporto Santos Dumont em direção à Niterói. A rota indica apenas a Perimetral como único caminho, e ainda sinaliza que a via, que foi demolida em parte no último domingo, está “temporariamente” fechada. A Perimetral também aparece no Google Street View, que é considerado outro instrumento de navegação importante, pois mostra as imagens do endereço solicitado.
Ao passar pela nova Via Binário%2Cna Zona Portuária%2C o aparelho de GPS entrou em paneErnesto Carriço / Agência O Dia

Já quem faz o trajeto utilizando o GPS encontra, inicialmente, o elevado na rota. Porém, quando o motorista, ao volante, opta por descer na Avenida Rodrigues Alves, já no Porto do Rio, o sistema faz a alteração. Todavia, mudanças de mão ou vias recentemente abertas na Zona Portuária, como o Túnel do Binário, são ignoradas.

Publicidade
Na contramão
No caso das ruas que inverteram o sentido, como a Santo Cristo, do trecho próximo à rodoviária e à Praça Santo Cristo, o GPS indica para o motorista entrar na contramão — o que pode causar colisões. 

Em locadoras de automóveis do Santos Dumont, turistas já estariam reclamando da falta de atualização do GPS, segundo uma funcionária: “Há um custo adicional do aluguel do aparelho, mas, sem as rotas novas, eles ficam perdidos. Para o estrangeiro, o GPS é fundamental, pois ele não entende placas em português”.

Rotas virtuais não acompanham andamento das obras Arte%3A O Dia
Rotas virtuais não acompanham andamento das obras Arte%3A O Dia

Só ‘com sorte’ para encontrar o caminho

Tanto para o GPS quanto para o Google, a demora para atualização deve continuar. Enquanto o GPS é atualizado anualmente, o Google informou que ainda não há previsão para inserir as modificações no sistema.

Publicidade
O grupo ainda demonstrou que não havia notado que a empresa que presta o serviço ao Maps já estaria com as rotas alteradas, conforme as implantações ocorridas desde outubro. A assessoria do Google alegou que a empresa aguardava o Maplink fazer a atualização para em seguida incluir as retificações. Porém, um teste feito ontem mostrou que a Maplink já inclui o novo sistema viário em seu mapa. Agora, só resta ao motorista contar com o jargão ‘Estou com sorte’, famoso na busca do Google.
Publicidade