Por thiago.antunes
?Rio - O vereador Elton Babú (PT) apresentou, nesta quinta-feira, projeto de lei na Câmara Municipal que autoriza o 'topless' nas praias do Rio, no trecho entre o calçadão e o mar. O parlamentar contou que tomou conhecimento da proibição após ler reportagem em O DIA publicada nesta quinta. "Não fazia ideia de que era proibido. Descobri lendo o jornal. Se a mulher expõe os seis para amamentar, por que não fazer o mesmo para tomar sol?", disse Babú.
A proposta tramita nas Comissões Permanentes da Casa. Se aprovada, necessitará da regulamentação do prefeito Eduardo Paes.
Topless coletivo tomará as areias de Ipanema%2C num protesto acalorado com a bandeira da 'naturalização dos corpos'Fotos%3A José Pedro Monteiro / Agência O Dia

'Toplessaço' vai marcar a abertura do verão

Não é só pela parte de cima do biquíni. A causa é por um verão sem ‘marcas’ — de repressão, com o perdão do trocadilho — e uma praia mais livre. A abertura da estação mais quente do ano, dia 21, promete: um topless coletivo tomará as areias de Ipanema, num protesto acalorado com a bandeira da “naturalização dos corpos”. Já são mais de 2 mil pessoas confirmadas no ‘Toplessaço’ — até homens se incluíram na página do evento no Facebook.

>>>GALERIA: 'Toplessaço' marca abertura do verão

Publicidade
Criadora do ato, a atriz e produtora Ana Rios, 23 anos, diz que teve a ideia enquanto participava da Marcha das Vadias, em julho. Porém, pontua o recente episódio em que a atriz Cristina Flores, 37, foi repreendida por PMs no Arpoador, enquanto fotografava sem a peça superior do biquíni para divulgação de sua peça, como a gota d’água.
Topless coletivo tomará as areias de Ipanema%2C num protesto acalorado com a bandeira da 'naturalização dos corpos'Fotos%3A José Pedro Monteiro / Agência O Dia

“Estava na marcha de sutiã e a reação das pessoas era agressiva. O que aconteceu com a Cristina me fez criar o evento. No Rio, isso é visto como caso de polícia. Sempre estranhei essa moral do Brasil, onde, numa época do ano (o carnaval), as mulheres desfilam nuas. Vemos isso nas bancas de jornal. Aqui o feminino é sexualizado e só visto como consumo”, disse Ana, que também é voluntária da Anistia Internacional no Brasil. Ela ganhou o apoio da amiga e produtora Bruna Oliveira, 23, que também está na linha de frente do ato. “Espero que não fique só no Facebook”, lembra a jovem, que fará seu primeiro topless.

O ato está marcado para as 10h e vai até as 19h, na orla de Ipanema. Mas elas pedem ‘solidariedade’ de outras praias do Rio e outras partes do país e já ganharam adesão de frequentadores do litoral capixaba. Com presença confirmada, a arquiteta Maíra Rocha, 28, critica a proibição do topless. “É importante deserotizar uma coisa que é natural. E dois triângulos de pano não podem dividir as mulheres em respeitáveis e vadias”.
Produtoras do evento posaram em ensaio exclusivo para O DIA nesta quartaJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

Dizendo-se contra o machismo, o estudante de História Guilherme Alves, 25, propõe o apoio masculino. “Acho atrasada essa ideia de criminalizar os seios femininos”. Ana alerta: “Não é pra levar pro lado sexual. Já sofremos violências diárias ouvindo agressões nas ruas”.

“Tirei um véu de hipocrisia”

Publicidade
Desde 1970, o topless é polêmica nas praias do Rio. Em 1979, Patrícia Casé foi flagrada só com a parte de baixo do biquini, em Ipanema, levantando a discussão. Hoje, ainda estranha a repressão: “É sacralizar demais o corpo”. Cristina Flores, abordada dia 14 de outubro, questiona o poder da PM em definir o suposto atentado ao pudor: “Quando fui vista como ‘criminosa’, tirei um véu de hipocrisia que vestia sem saber. Por que o homem pode e eu não?”.