Por thiago.antunes
Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) realizou nesta segunda-feira, mais uma edição da Operação Ho! Ho! Ho!, cujo objetivo é vistoriar lojas no Rio de Janeiro em função das vendas de Natal, verificando a qualidade dos produtos e se elas estão agindo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Desta vez, os fiscais do Procon vistoriaram mais de 80 lojas do Barra Shopping, autuando 24 estabelecimentos - todos serão multados.
A irregularidade mais recorrente nas lojas do Barra Shopping foi a de produtos expostos sem etiquetas de preço - tanto na vitrine quanto no interior das lojas. Outro problema que se repetiu deve-se à pratica das lojas de exibir cartazes e etiquetas de preços nas vitrines dando destaque ao parcelamento da compra a prazo em detrimento do valor à vista, o que é proibido pela Lei Estadual 6419/13. Em alguns casos, o valor à vista sequer estava descrito nos cartazes.
Publicidade
Nas três lojas de alimentos vistoriadas foram recolhidos 14kg e 250g de comida e 14 litros de sucos vencidos, além de 4kg e 40g de produtos sem informação da data de validade. Entre eles havia 8kg e 780g de queijo parmesão mofado, no Joe & Leo’s.