Por thiago.antunes
Procon multa lojas em shopping da Zona SulDivulgação

Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) realizou nesta quarta-feira, a terceira edição da Operação Ho! Ho! Ho!, cujo objetivo é vistoriar lojas no Rio em função das vendas de Natal, verificando a qualidade dos produtos e se elas estão agindo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Desta vez, os fiscais do Procon vistoriaram mais de 100 lojas do Shopping Rio Sul, em Botafogo, e 21 delas apresentaram irregularidades e foram autuadas. Entre elas estão tradicionais estabelecimentos como o restaurante Rascal, M Martam, Ortobom e Casa & Vídeo. Nos dois dias anteriores de fiscalização, o Procon atuou 24 lojas no Barra Shopping e 23 no Norte Shopping. Todas serão multadas.

A irregularidade mais recorrente constatada pelos agentes nas lojas do Rio Sul foi o fato de os produtos estarem expostos nas vitrines sem etiquetas de preço, o que é obrigatório. No total, 12 estabelecimentos acabaram sendo autuados por esse motivo. Outro problema verificado pelos fiscais refere-se à exposição de cartazes e etiquetas de preços nas vitrines dando destaque ao parcelamento da compra a prazo em detrimento do valor à vista, o que é proibido pela Lei Estadual 6419/13; problema detectado em sete lojas.

Já no restaurante Rascal, voltado a um público mais seleto, os agentes encontraram 500ml de leite sem informação, 3kg e 200g de shitake e 20g de chocolate Callubut com validade vencida.
Você pode gostar