Por cadu.bruno

Rio - Um homem morreu e um adolescente está desaparecido após uma ponte ser arrastada pela força da água na RJ-230, em Bom Jesus de Itabapoana, no Norte Fluminense, na madrugada desta quinta-feira. Bombeiros do Quartel de Itaperuna e de Italva foram acionados para a ocorrência.

Homem morreu e jovem está desaparecido após ponte ser arrastada%2C em Bom Jesus de ItabapoanaCarlos Grevi / Ururau / Agência O Dia

Os militares permanecem no local em busca do jovem, que teria 15 anos. No Noroeste Fluminense, o município de Itaperuna ainda sofre com alagamentos nesta quinta-feira. Com a morte em Bom Jesus do Itabapoana, subiu para pelo menos três o número de vítimas fatais no Estado do Rio devido às chuvas desta quarta-feira.

O corpo do pedreiro Martinho da Silva, de 50 anos, foi encontrado boiando no Rio Botas, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Um rapaz de 18 anos morreu em Belford Roxo após cair no rio que passa pela região na manhã desta quarta.

Enchente deixou uma pessoa morta em Bom Jesus de ItabapoanaCarlos Grevi / Ururau / Agência O Dia

Vila de casas desaba em Nova Iguaçu

Uma vila de casas desabou por volta das 4h30 da manhã desta quinta-feira, na Rua B, nº 128, no bairro Carmari, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Uma equipe da Defesa Civil foi enviada para o local e interditou toda a área. Ninguém se feriu.

De acordo com os agentes, as casas foram construídas sem estrutura e de forma conjugada. Sete casas compõem a vila, mas quatro delas ficaram totalmente destruídas.

>>> GALERIA: Bairros alagados e caos no Rio

A Defesa Civil vai terminar de demolir parte da estrutura que ainda ficou de pé e espera o laudo dos engenheiros para avaliar se as demais casas da vila também deverão ser derrubadas. Para Daniel Ramos, 66, dono da propriedade, o importante é que ninguém ficou ferido.

Município de Itaperuna%2C no Norte Fluminense%2C sofre com alagamentos nesta quinta-feiraNelson Almeida / Agência O Dia

“Sempre sofremos com enchentes aqui. Não esperava por isso, mas ainda bem que o pior não aconteceu. Estamos vivos e pretendo reconstruir tudo”, afirmou o aposentado. Ao todo, sete famílias viviam na vila, totalizando 19 pessoas. Todos estão acomodados na casas de vizinhos e parentes.

A Defesa Civil de Nova Iguaçu confirmou nesta quinta a morte do pedreiro Martinho da Silva, de 50 anos. Ele havia desaparecido na madrugada de terça para quarta-feira, no bairro Rodilândia. O corpo foi encontrado no Rio Botas, na altura do município de Belford Roxo. Familiares fizeram o reconhecimento nesta quarta à noite.

Com cinco mil desalojados, Baixada é a mais afetada

A Baixada Fluminense foi bastante castigada pelo temporal durante a madrugada e a manhã desta quarta-feira. Nova Iguaçu, a cidade mais atingida em toda a Região Metropolitana, decretou estado de calamidade pública.Segundo o prefeito Nelson Bornier, cerca de 2 mil moradores foram obrigados a deixar suas casas. “Há 20 anos não chovia tanto em Nova Iguaçu”, disse Bornier. Em toda a Baixada, cerca de 5 mil pessoas foram desalojadas.

Queimados, Japeri, Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo também foram bem afetados pela chuva. Um homem foi levado pela correnteza de um rio em Belford Roxo e não resistiu. Seu corpo foi encontrado pelos bombeiros. Ele foi identificado como Neilson Viana Monteiro, de 18 anos.

Homens improvisam cordas para tentar resgatar moradores ilhados em enchente no bairro da Pavuna , no Rio, nesta quartaTiago Lara / Povo do Rio / Agência O Dia

Outro homem desapareceu, após cair em um rio, em Nova Iguaçu. Lá, a maioria das lojas do Centro permaneceu fechada. “Na época de Natal, o comércio fatura por dia cerca de R$ 1 milhão. Nosso prejuízo hoje (ontem) foi de 70%”, disse o presidente da associação comercial do município, Antônio Alpino. Muitos ônibus enguiçaram. As empresas decidiram retirar parte da frota de circulação, até que o nível da água diminuísse.

Publicidade
No bairro Rodilândia, o pedreiro Martinho da Silva, de 50 anos, caiu e desapareceu no rio, à margem da Rodovia Presidente Dutra. Seu corpo ainda não foi encontrado. Mais de 120 militares do Grupamento de Busca e Salvamento e da Defesa Civil do Estado ajudaram os moradores de áreas atingidas em Nova Iguaçu, assim como em toda a região. Em Austin, uma encosta desmoronou. Pelo menos 50 famílias foram retiradas de suas casas.
Em Santa Eugênia, bairro nobre de Nova Iguaçu, um rio transbordou e inundou casas. Morador da região por mais de 30 anos, Antônio Carlos Dias passou a madrugada tentando tirar a água de dentro de casa: “ Minha geladeira chegou a sair do chão com a força da água. Espero que ela não tenha dado defeito. Nunca vi tanta chuva”.
Você pode gostar