Por cadu.bruno
Rio - Cerca de 20 policiais do Núcleo de Apoio aos Grandes Eventos (NAGE), da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) e da Divisão de Homicídios da Capital (DH), em conjunto com policiais de Santa Catarina e do Paraná, desencadearam, na manhã desta quinta-feira, a operação Cartão Vermelho.
A ação visa cumprir mandados de prisão contra envolvidos na briga entre as torcidas do Vasco e do Atlético-PR ocorrida no último dia 8 de dezembro na arquibancada da Arena Joinville, em Santa Catarina.
Publicidade
A operação acontece simultaneamente em vários bairros da capital do Rio, em Santa Catarina e no Paraná. Ao todo 12 pessoas foram presas. Um torcedor do Vasco já foi capturado na Favela de Manguinhos. Outros nove foram presos no Paraná e dois em Santa Catarina.
Torcedores de Vasco e Atlético-PR brigaram na Arena Joinville Carlos Moraes / Agência O Dia

Os três torcedores do Vasco presos depois da briga tiveram direito de liberdade provisória negado pela Justiça nesta quarta. No despacho, a juíza da 1ª Vara Criminal de Joinville, Karen Francis Schubert Reimer alegou que a decisão foi tomada para manter a "ordem pública".

"Entendo que, ao menos por ora, é conveniente a segregação dos acusados para manutenção da ordem pública, para que se afaste da sociedade pessoas que fazem do crime seu meio de vida e para que se evite que a soltura dos acusados sirva de estímulo para que persistam em práticas ilícitas - declarou, no despacho, a juíza, que ainda classificou os crimes cometidos como "hediondos" e de "extrema gravidade", escreveu Karen.
Publicidade
Os três torcedores estão respondendo pelos crimes de tentativa de homicídio, associação criminosa e destruição do patrimônio público. Os cruzmaltinos estão presos na Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville.