Por bianca.lobianco
Rio - Da Zona Norte à Baixada, passando pela Zona Oeste, o drama se repete. Moradores de diversas regiões do Rio continuam enfrentando problemas com o fornecimento de água e luz. Há localidades que estão há mais de duas semanas sem abastecimento. “Estou sem água há 20 dias e minha filha está doente em casa, com desidratação”, reclamou Taís da Silva, de 25 anos, moradora de Campo Grande. Na Zona Norte, muitos bairros também sofrem com o problema, como Méier, Penha, Vicente de Carvalho, Riachuelo e Barros Filho.
Em Bangu, somente ontem, foram registradas pelo Procon-RJ 22 reclamações de moradores da Rua Engenheira Paula Lopes e da Comunidade 48. Segundo os consumidores, há três dias falta água no bairro. O órgão, que iniciou ontem por Bangu e Marechal Hermes a Operação Vidas Secas, vai instaurar um ato administrativo contra a Cedae, exigindo o restabelecimento de forma imediata no serviço. Caso isso não ocorra, a empresa deverá pagar uma multa diária até que o serviço seja normalizado. De acordo com a Cedae, o problema acontece devido ao grande consumo em época de verão e por vazamentos na rede.
Publicidade
Falta de luz e furto
Em Acari, apesar de funcionários terem negado a informação, moradores denunciaram que até o Hospital de Acari estava às escuras no tarde de ontem. Na Baixada, a mesma situação atinge residências e o comércio. Segundo a comerciante Telma Rodrigues, 27, os moradores da Rua Sete em Nova Campinas, Duque de Caxias, estão sem luz desde a quinta passada. “Nós ligamos para a Ampla mas eles disseram que não são obrigados a vir porque é área de risco”, disse. A Ampla informou que uma falha em um equipamento na subestação de Parada Angélica está provocando oscilação no fornecimento em alguns pontos de Piabetá.
Publicidade
A Light voltou a atribuir a falta de energia às ligações clandestinas. A polícia abriu ontem um inquérito para investigar o furto de 350 quilos de cabos de energia da rede subterrânea na altura das ruas Visconde de Pirajá e Aníbal de Mendonça, em Ipanema. A Light informou que a ação foi feita por uma quadrilha especializada, que age sem levantar suspeitas. Na madrugada de domingo, moradores de Ipanema ficaram 15 horas sem luz após um bueiro pegar fogo devido ao furto. A empresa demorou cinco horas para restabelecer o fornecimento de energia devido aos danos que a rede sofreu.
Estado não sofre tanto com o clima seco desde 2006
Publicidade
Desde 2006 o Rio não sofre com uma sequência tão grande de dias secos. Segundo o Instituto Climatempo, desde o fim de 2013 o estado sofre a influência de uma forte massa de ar quente, que impede a formação de nuvens e a chegada de frente fria. Os próximos dias continuarão quentes, porém, o calor deve dar uma trégua na quinta, quando uma frente fria provoca chuva em todo o estado.