Por tamyres.matos
Rio - A sucessão de problemas gerados pela falta de energia em bairros da Zona Sul culminou em uma reunião ontem entre a Associação Comercial de Ipanema e Leblon (Aciple) com representantes da Light. No encontro, foi estabelecido acordo em que a companhia ressarcirá, em até 10 dias úteis, os donos de estabelecimentos e moradores da região que comprovarem prejuízos causados pela falta de luz no último domingo. Desde então, esse endereços nobres do Rio sofreram com as quedas de luz e duas explosões de bueiros — a última delas, ocorrida ontem.
Equipamentos danificados e prejuízos ao faturamento dos estabelecimentos terão prioridade no ressarcimento. O cálculo do reembolso será feito pela própria Aciple junto aos empresários, com base nos lucros de comerciantes nos quatro domingos anteriores ao caos provocado pela falta de luz.
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“Com isto, a Aciple desistiu de mover uma ação civil pública contra a companhia”, garantiu o presidente da associação, Carlos Monjardim. De acordo com a Light, a baixa no serviço do último domingo se deu pelo roubo de 450 metros de cabos de energia em um bueiro na esquina das ruas Aníbal de Mendonça e Visconde de Pirajá. Moradores de bairros vizinhos, como Leblon, Lagoa e Gávea, também ficaram sem energia. A Light informou que os geradores usados para conter a crise já começaram a ser desinstalados e que o reparo deve ser concluído até domingo.
Técnicos da Light passaram a tarde desta quarta fazendo reparos na fiação do bueiro que explodiu pela manhã na Rua Visconde de PirajáSeverino Silva / Agência O Dia

Embora a Light tenha aberto sindicância para apurar o suposto envolvimento de funcionários no roubo, o presidente da empresa, Paulo Roberto Pinto, foi econômico ao opinar sobre o assunto. “A única certeza que temos é o conhecimento técnico de quem participou do crime. Não descartamos a participação de nossos funcionários e nem empregados de companhias de outros estados”, disse Paulo Roberto. O caso está sendo apurado pela polícia. O presidente da Light lembrou ainda que, ano passado, a empresa afastou seis funcionários acusados de participação no roubo de fiação na Tijuca.

Para solicitar ressarcimento, a pessoa que sofreu prejuízo deve preencher formulário no site da companhia ou procurar a agência comercial móvel, montada para atender as demandas do bairro entre as ruas Maria Quitéria e Barão da Torre. Nesta sexta, o atendimento será na Rua Nascimento Silva.
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Curto-circuito assusta moradores
O dia não foi apenas de acordo entre moradores de Ipanema com o serviço prestado pela Light. Por volta das 7h40, curto-circuito em um cabo de baixa tensão provocou forte barulho em um bueiro, na altura do número 224 da Rua Visconde de Pirajá. “O barulho foi muito alto. Pensei que um ônibus havia batido”, contou o vendedor Renan Cairú.
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Com medo de novas explosões, pedestres atravessavam a rua. “Parecia que estava havendo uma ebulição lá dentro. A tampa tremia e saía fumaça”, completou o segurança da rua, Altair Silva. De acordo com a Light, não há relação entre o caso e a falta de luz causada no último domingo. “São redes diferentes. O problema do domingo foi ocasionado por roubo de cabos; o de hoje (ontem) por um curto isolado”, reiterou o presidente. Técnicos passaram a tarde realizando o reparo na fiação. Apesar do susto, a explosão não causou falta de energia.
Paulo Roberto também garantiu que o problema não tem relação com a série de bueiros que explodiram nos anos de 2010 e 2011. “Na época, o problema era o equipamento obsoleto. Hoje foi uma questão técnica isolada”, disse.
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Outras regiões ainda sofrem
Enquanto consumidores de Ipanema já enxergam uma luz para solucionar o problema, nas zonas Norte e Oeste o transtorno persiste quase diariamente. “Todos os dias, depois das 23h, a luz acaba. Foram três vezes durante a madrugada de hoje (ontem)”, disse a bancária Vanessa Ferreira, moradora da Penha. Na Tijuca, a corretora Yanna Cavalcanti foi se refrescar no ar-condicionado de uma loja, enquanto o prédio onde ela trabalha ficou 1h30 sem luz ontem. Na casa dela, na Abolição, também falta energia todos os dias.
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A Light informou que não há diferença nos atendimentos e que, em alguns bairros vizinhos à comunidades, as quedas podem ocorrer devido a ligações clandestinas. A empresa ressalta que agências de todos os bairros estão orientadas a atender consumidores, inclusive sobre danos em aparelhos pela falta de energia.