Por julia.sorella
Rio - Uma manifestação contra a Copa do Mundo levou cerca de 800 pessoas até Copacabana, no final da tarde deste sábado. Os manifestantes se reuniram em frente ao Copacabana Palace e caminharam pela Avenida Atlântica até Ipanema. Policiais militares fecharam o trânsito da via e acompanharam a manifestação, que seguiu pacífica até a Rua Francisco Otaviano. Lá, o trânsito não havia sido fechado. Um grupo de manifestantes bateu na lataria de carros e ônibus.
Durante a correria, que aconteceu por volta das 20h, não houve confronto. Policiais militares controlaram a situação. O grupo que bateu nos veículos se acomodou em um posto de gasolina e, em seguida, retornou à passeata.
O movimento%2C marcado pela internet%2C foi pacífico. A polícia fechou a pista da praia e acompanhou a multidãoMarcos Arcoverde / Estadão Conteúdo

O protesto foi marcado via internet, através de uma página no Facebook, onde quase seis mil pessoas confirmaram presença. Porém, às 17h, apenas 300 manifestantes estavam no local. Ao longo do caminho outras pessoas se juntaram ao grupo, que contou com a presença de pessoas fantasiadas de Batman, Coringa e até Charles Chaplin.

O protético Eron Morais de Melo, de 32 anos, que já é famoso nas manifestações por dar vida ao super-herói Batman, contou que a Copa do Mundo no Brasil não será um evento para brasileiros. “Será uma Copa do Mundo para quem não é daqui. Para nós resta a falta luz, o transporte ruim, aquilo que o brasileiro já conhece”, disse.

Publicidade
Outro manifestante que se posicionou contra a Copa foi o mestrando de história da UFF Leandro Torres, de 22 anos. Morador do Jardim América, na Zona Norte, ele disse que estava no evento com dez amigos. Eles precisaram pegar dois ônibus para chegar até Copacabana. Para Leandro, o protesto não é apenas contra a realização da Copa, mas contra a arbitrariedade do governo. “A manifestação é contra as ações arbitrárias dos governos em todas as esferas. É contra a Copa, as remoções, a falta de transporte e a militarização dos espaços públicos”, contou ele.
Publicidade
Protestos pelo país
Começou neste sábado uma série de protestos em todo o país, contra a Copa do Mundo. Os atos, que foram programados nas principais capitais e em cidades do interior, com o nome de "Não Vai Ter Copa" mobilizaram, através das redes sociais, mais de 21 mil pessoas no evento intitulado como Ato Nacional.
Publicidade
Na página do Facebook, o evento descreve os principais objetivos do protesto, “o intuito dos protestos contra a Copa 2014 é lutar pelos interesses do povo e de qualquer pessoa que deseje um país mais justo e menos desigual. Instruir o povo, cada vez mais, a uma democracia de verdade, participativa, cujo mesmo também governa, e não onde é governado por supostos representantes.”
Os protestos estão programados para este sábado nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outros.