Por thiago.antunes
Rio - Cerca de 60 manifestantes se concentraram, na noite desta quinta-feira, na Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Mais 50 pessoas estão nos arredores da Candelária. Os ativistas pretendem caminhar até a sede da prefeitura, na Cidade Nova, onde vão protestar contra o aumento da passagem de ônibus, anunciada pelo prefeito Eduardo Paes na noite desta quarta-feira.
A pista central da Avenida Presidente Vargas ficou interditada na altura da Avenida Rio Branco, sentido Praça da Bandeira. O desvio foi feito pela pista lateral e o tráfego apresentou retenções no trecho. Por volta das 18h30, o grupo que estava na Tijuca, que aumentou para 150 pessoas, anunciou que caminharia até o Museu do índio, no Maracanã.  A Rua São Francisco Xavier ficou interditada parcialmente no local. Na chegada, gritaram palavras de ordem contra o governo. 
Manifestação contra o aumento das passagens foi parar na Estação Central da SuperViaLeitor %40kappaum

Policiais do Batalhão de Choque (BPChq) fizeram um cordão ao redor do local para impedir a entrada e, às 19h50, os manifestantes seguiram para a Central. Já os ativistas que estavam na Presidente Vargas chegaram até a Estação Central da SuperVia e, assim como o protesto de terça-feira, pularam catracas e convocaram os trabalhadores a fazer o mesmo. Seguranças da empresa e PMs apenas observaram o ato, que tem 200 participantes, segundo a Polícia Militar. Até o momento, não há registro de confusão.

Publicidade
Reajuste entra em vigor dia 8
O reajuste entra em vigor no dia 8 de fevereiro, com tarifa a R$ 3. Como forma de evitar protestos, Paes estendeu o passe livre para estudantes universitários. Os alunos das escolas de níveis médio e fundamental que já tinham direito a 60 passagens por mês vão ganhar mais 16 gratuidades para utilizar também nos fins de semana e ter mais acesso a equipamentos culturais.
Publicidade
O decreto publicado hoje no Diário Oficial do Município determina ainda que os universitários cotistas e bolsistas do ProUni, que já tinham direito à meia passagem, tenham agora 76 gratuidades mensais. Além disso, todo universitário com renda familiar per capita até um salário mínimo, mesmo que seja da rede particular, também terá direito às gratuidades.
“A passagem será reajustada, mas tomaremos outras medidas que têm a ver com as manifestações de junho, ouvindo as reivindicações dos estudantes. A gente já tem gratuidade pra ensino fundamental municipal, ensino médio estadual e federal. Essa garotada tem direito a 60 passagens por mês em dias de aula. Vamos dar mais 16 passagens, o que significa direito à cidade, uma demanda das ruas que eu demorei a entender, mas conversando com as pessoas entendi e achei justo”, afirmou Paes.
Publicidade
De acordo com o prefeito, ao todo, serão 272 mil estudantes beneficiados. Deste total, 60 mil têm renda familiar per capita abaixo de um salário mínimo, e outros 8 mil são do ProUni.
O prefeito disse ainda que estuda outros benefícios: “A gente está estudando a possibilidade de fazer um cartão carioca jovem. É uma primeira base de iniciativas para a garotada, com entrada para shows, como um vale cultura municipal. Mas isso ainda está em estudo.”
Fórum marcou ato para o dia 13
Publicidade
O Fórum de Lutas Contra o Aumento da Passagem marcou para o próximo dia 13 um grande ato na Cinelândia, às 17h. “Esperamos uma grande adesão na próxima passeata. Afinal, esse aumento valeu por dois, pois conseguiram aumentar e ainda subiram o valor anterior previsto”, informou Gabriel Siqueira, membro do movimento.