Por thiago.antunes
Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon Estadual, realizou nesta sexta-feira mais uma ação da Operação Secos e Molhados. Os fiscais estiveram em 11 supermercados de Niterói e São Gonçalo. Todos foram autuados e serão multados.
Entre as diversas irregularidades encontradas, estão insetos vivos em sacos de alimentos, câmara de resfriamento interditada pelas péssimas condições de conservação, queijos estragados, alimentos de um fornecedor acondicionados em embalagens de outro, além de carne previamente moída. Ao todo, foram recolhidos e descartados 1 tonelada e 401 quilos de produtos.
Fiscais encontraram insetos em alimentosDivulgação

O caso considerado mais grave foi o da filial do Multi Market de Icaraí, em Niterói. Os fiscais recolheram uma tonelada e 250kg de arroz que estavam acondicionados de forma imprópria e com insetos dentro dos sacos. Diversos produtos também estavam guardados incorretamente na câmara frigorífica. Também foi encontrado pelos fiscais do Procon Estadual 11kg de produtos vencidos, entre granola, fermento, amendoim e goiabada, além de 4kg e 600g sem o prazo de validade.

Publicidade
No Supermercado Charme – pertencente à Rede Economia e localizado em Trindade, São Gonçalo – os fiscais do Procon Estadual interditaram a câmara frigorífica do açougue devido a goteiras, ferrugem, piso quebrado e poças de água mesclada com sangue, além do mau cheiro e da forma incorreta de armazenamento das carnes, junto a ossos descartados. Os agentes determinaram que a câmara fosse esvaziada de todo seu conteúdo. No estabelecimento também foi recolhido 15kg de linguiça de pernil, 3kg de bacalhau, 8kg e 700g de macarrão, 600g de ameixa seca, 200g de creme de ricota e 200g de requeijão sabor azeitona – todos vencidos. Os agentes também encontraram 75kg de carne suína sem a especificação do seu prazo de validade.
Na filial do Supermercado Real de Piratininga, Niterói, a fiscalização encontrou 140 litros de leite com a validade vencida, além de 18kg de frios sem informação do prazo de vencimento, entre mortadela, peito de peru, presunto e queijo. Os físicas também recolheram queijo provolone em péssimo estado.