Por thiago.antunes

Rio - "Agora você vai pagar pelos outros que fugiram". A frase ameaçadora teria sido dita pelo grupo de agressores que torturou um adolescente de 15 anos no Flamengo na última sexta-feira. O menor, que teve seu pescoço preso a um poste com uma trava de bicicleta, revelou mais detalhes sobre o caso em depoimento na 9ª DP (Catete). O rapaz tem duas passagens na polícia, pelos crimes de roubo e furto.

Jovem foi preso pelo pescoço por uma trava de bicletaReprodução Internet

No dia do ocorrido, ele estava com outros três amigos quando avistaram o grupo de 30 homens que faziam musculação em uma academia da Enseada de Botafogo. Quando as agressões começaram, dois deles conseguiram fugir e o outro conseguiu escapar da briga.

"Nós só paramos porque um deles sacou uma pistola 9mm." O adolescente revelou ainda que apanhou com capacetes. Dos 14 rapazes identificados pela Polícia Civil, nenhum foi reconhecido pelo rapaz, que estava desde sábado em um abrigo onde já havia frequentado em cinco ocasiões, de novembro de 2013 até meses atrás. 

Mulher que ajudou adolescente diz ter sido ameaçada na Internet

Yvone Bezzerra de Melo, coordenadora do Projeto Urerê, que ajudou o menor torturado por um grupo de jovens no Flamengo, disse estar sendo ameaçada pela Internet. Em depoimento, na tarde desta quarta-feira, na 9ª DP (Catete), Yvone afirmou que 'está de saco cheio dessa sociedade'. "Estou sendo ameaçada por várias pessoas e acusada de estar defendendo bandido. Estou de saco cheio dessa sociedade, p*** que pariu", desabafou à imprensa.

A delegada-titular da 9ª DP, Monique Vidal, revelou que Yvone foi chamada por um vizinho para socorrer o adolescente. "Segundo ela, PMs estavam por perto, mas ela já havia acionado os bombeiros, que levaram o rapaz para o hospital". Sobre o grupo 'Justiceiros do Flamengo', Vidal afirmou que a polícia trabalha para identificar os agressores do menor. "Estamos investigando e tentando identificar os reponsáveis. Procuramos os garotos que fazem parte da gangue e o adolescente que é vítima e infrator, já que ele tem duas passagens pela polícia, para ajudar a reconhecê-los".

Vidal ainda condenou os justiçamentos feito pelo grupo. "Ninguém pode fazer isso, prender uma pessoa a um poste. É trabalho da polícia, que deve ser acionada em qualquer caso". Sobre os assaltos recorrentes no bairro da Zona Sul, Vidal afirmou que é preciso estender o patrulhamento na região. "É o trabalho da Polícia Militar que precisa ser ampliado", finalizou.

'Estou cansada dessa sociedade. P*** que pariu'%2C desabafou Yvone em delegaciaFabio Gonçalves / Agência O Dia

Suspeitos foram presos

Os "Justiceiros do Flamengo" foram presos na madrugada da terça-feira e encaminhados à 9ª DP. Os suspeitos estavam na pista de skate do Parque do Flamengo quando foram surpreendidos pelos policiais.

Os presos maiores de idade foram autuados por formação de quadrilha e corrupção de menores. Já os menores de idade foram enquadrados por formação de quadrilha. Eles pagaram fiança e foram liberados. Segundo moradores, o grupo vem atuando no bairro desde o ano passado. Eles agridem e torturam pessoas que julgam suspeitas.

A imagem chocou organizações sociais, usuários do Facebook e moradores da área, que reconheceram o menor como um assaltante da região. Segundo a autora da foto, a coordenadora do Projeto Uerê, Yvonne Bezerra de Mello, que é moradora do bairro, o garoto foi encontrado por volta das 23h, na sexta-feira, próximo à esquina das avenidas Oswaldo Cruz e Rui Barbosa, com um corte na orelha e marcas de tortura nas costas.

Ele teria dito que um grupo de três motoqueiros mascarados, intitulados de “Os justiceiros”, foi o responsável pela agressão. Um amigo que estaria com ele também teria sido espancado, mas não foi localizado. O adolescente, que precisou da ajuda de bombeiros para se libertar do local, foi levado para o Hospital Souza Aguiar. Em uma das fotos divulgadas, o menino aparentava chorar.

O fato dividiu opiniões na página na rede social da artista plástica. Enquanto muitos apoiaram a atitude de Yvonne de resgatar o jovem, outros criticaram a iniciativa. Em um dos comentários, um internauta postou que o fato foi “simbólico” porque, se a polícia não faz seu papel de prender, a população faz. Já outro afirmou que também poderia ter sido a vítima, porque é negro, morador da região e frequentemente não usa camisa.

“Muitas pessoas me mandaram mensagem com aqueles argumentos do tipo ‘está com pena, leva para casa’. Mas, se ele assaltava, a polícia tinha que ter prendido. O que não posso aceitar é que, em um bairro residencial, tenha acontecido isso”, disse Yvonne.

Caso ganha repercussão internacional

O site do tabloide britânico 'Daily Mail' destacou nesta terça-feira a imagem do rapaz com o título: "Vigilantes brasileiros pegam 'ladrão' e usam trava de bicicleta para prendê-lo pelo pescoço em um poste (após deixá-lo nu)". Na reportagem, o jornal destaca a atitude de algumas pessoas nas redes sociais, que apoiaram a violência contra o jovem.

Você pode gostar