Por thiago.antunes

Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou mais uma ação da Operação Lenita nesta quinta-feira, vistoriando em frigoríficos a validade e o modo de conservação dos alimentos lá estocados, além da qualidade da manutenção e da infraestrutura de cada estabelecimento.

Foram fiscalizados frigoríficos no Rio de Janeiro, Niterói e em São Gonçalo. Os agentes recolheram e descartaram 252kg e 500g de alimentos fora do prazo e 280kg e 300g de alimentos sem a data de validade. Ao todo, os fiscais vistoriaram cinco frigoríficos e três deles acabaram sendo autuados e serão multados.

Procon recolheu alimentos impróprios em frigoríficosDivulgação

O caso mais grave desta vez foi o Frigorífico Rioja, no Mercado São Sebastião, Penha Circular. No estabelecimento, os fiscais encontraram 252kg e 500g de alimentos vencidos. Apenas de costela bovina foram apreendidos 174kg. Os agentes também recolheram 136kg e 500 de alimentos sem a especificação da data de validade.

No primeiro dia da operação, na terça-feira (04/02), a fiscalização autuou três estabelecimentos. Em um deles – Frigomar, localizado também no Mercado São Sebastião –, os agentes contabilizam duas toneladas, 821kg e 800g de alimentos vencidos, entre carnes, queijos, manteiga, champignon e tomate seco.

Não apresentaram irregularidades a Central Frigorífico de Niterói, no bairro Barreto em Niterói, e Top Frio, do Mercado São Sebastião, Penha Circular.

Você pode gostar