Por thiago.antunes

Rio - O novo secretário estadual de Meio Ambiente, Indio da Costa já entrou na nova pasta fazendo alterações nos trabalhos da gestão anterior, do deputado Carlos Minc (PT). Segundo a coluna ‘Radar online’, da revista ‘Veja’, ele decidiu abortar o projeto de criação do Decálogo das Oferendas, um espaço para a realização de rituais de umbanda e candomblé, no Alto da Boa Vista, que custaria R$ 1 milhão. Porém, em nota enviada através de sua assessoria, Indio afirmou que apenas vai se aprofundar no assunto, nas especificações técnicas “e, se for o caso, ouvir os interessados.”

Para Minc, voltar atrás no projeto já decidido é um retrocesso. Segundo o deputado, o novo secretário teria lhe dito que cancelaria o projeto devido à pressão de pastores evangélicos da bancada de seu partido, o PSD, mas decidiu repensar depois da conversa:“Ele concordou em abrir o diálogo. Houve uma incompreensão do projeto, até porque a religião vai continuar existindo. O que vai ser feito é um trabalho de educação ambiental, já que as oferendas ficariam concentradas naquela área”.

Para o o interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos, a elaboração do Decálogo em um espaço público não pode ser proibido porque o estado é laico: “O governo não vai deixar um retrocesso acontecer em uma política que apoia o combate a intolerância religiosa”.

Você pode gostar