Por thiago.antunes

Rio - Uma nova arma no combate aos roubos e furtos de veículo com a qual o cidadão pode auxiliar a polícia sem se arriscar. Assim está sendo considerado o aplicativo batizado como Sinesp Cidadão. Lançado pelo Ministério da Justiça, ele faz parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, e permite que proprietários de celulares smartphones verifiquem se há registro de furto ou de roubo de determinado veículo ou se o mesmo é clonado.

A consulta da placa do veículo tem resposta praticamente imediataReprodução

Desde o dia 12 de dezembro do ano passado, o aplicativo já registrou 500 mil downloads, 3 milhões de consultas e mais de 100 veículos recuperados e devolvidos aos verdadeiros donos.
De acordo com dados do Ministério da Justiça, 248.755 veículos foram furtados e 203.844, roubados, em todo o Brasil, em 2012. Talvez por isso o Sinesp Cidadão tenha se tornado o aplicativo mais baixado na loja da Apple no país.

Ainda pouco conhecido no Rio, ele já é muito usado em outros estados. Taxista na capital paulista há dez anos, Fernando Tadeu Francisco, 50, auxiliou na recuperação de dois veículos em um intervalo de meia hora. Ele aguardava um passageiro e, para passar o tempo, decidiu testar o aplicativo. 

“Como o trânsito em São Paulo é complicado, mesmo faltando uma hora, resolvi estacionar perto da casa do passageiro. Eu tinha ouvido uma reportagem no rádio sobre o Sinesp Cidadão e instalei no meu celular, mas ainda não tinha usado. Comecei a consultar as placas dos carros que passavam e não dava nada de irregular. Até que resolvi colocar a placa de um veículo estacionado em frente ao meu táxi e deu que ele era roubado”, relembrou Fernando, que ligou para o 190.

“Quando os policiais chegaram, expliquei como tinha descoberto o caso e eles se interessaram pelo aplicativo. Enquanto fazia uma demonstração pra eles, coloquei a placa de um Gol branco que passou na hora e descobrimos que ele também constava como roubado. Os PMs entraram na viatura e foram em perseguição atrás dele”, contou o taxista.

Programa também auxilia PMs

Não são apenas cidadãos comuns que estão utilizando o aplicativo. Lotado na Unidade de Choque da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, o tenente Thiago Vitório, 29 anos, ficou sabendo do Sinesp Cidadão através de um amigo.

“O aplicativo deveria ser mais divulgado, pois dá agilidade ao nosso trabalho. Enquanto uma pesquisa através da nossa central pode demorar minutos, pelo celular a resposta vem no mesmo instante. É muita praticidade”, ressaltou o oficial, que já recuperou um automóvel pesquisando placas aleatoriamente enquanto aguardava uma outra ocorrência.


Reportagem de Roberta Trindade

Você pode gostar