Por thiago.antunes

Rio - A próxima delegacia que deve ser interditada pelo MP ou fechada pela Chefia de Polícia Civil para obras é a 10ª DP (Botafogo). Policiais que trabalham no local relatam que o prédio também enfrenta o problema de infestação de pombos, além de cupins e baratas e muitos vazamentos.

Fiscais do Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura estiveram na DP e emitiram um laudo cobrando providências para que o local possa continuar funcionando sem representar risco a policiais e frequentadores. “É um risco para nós, servidores, mas também para a população”, disse um policial.

Construído em 1908%2C o prédio recebeu a Delegacia Legal em 2002%2C mas apresenta muitas infiltrações Reprodução

Delegacia do Catete fecha as portas no sábado

Infestada por pombos e com várias infiltrações, a 9ª DP (Catete) deverá fechar a partir do próximo sábado. A decisão foi tomada pela Chefia da Polícia Civil depois de receber laudo da Vigilância Sanitária que constatou as condições insalubres de trabalho no prédio centenário. A decisão teria sido tomada às pressas, após a Polícia Civil descobrir que o Ministério Público se preparava para interditar a delegacia até o final do mês.

A situação do prédio — projetado em 1908, em estilo eclético, e transformado em Delegacia Legal em 2002 — foi denunciada por usuários e até por policiais lotados na unidade. “Trabalhamos com penas e fezes de pombos caindo em nossas cabeças”, desabafou um inspetor. O fechamento está previsto para as 8h, com início das obras em caráter de urgência, sem licitação.

A partir do próximo sábado, quem precisar fazer registros na distrital deve procurar outra delegacia para formalizar a ocorrência. Policiais militares que efetuarem prisões ou apreensões na área também deverão se dirigir a outra unidade, ainda não definida — 10ª DP (Botafogo) ou 12ª (Copacabana).

Alguns plantonistas lotados no Catete serão transferidos para a nova Central de Flagrantes, para reforçar a equipe. Outros, como o delegado Roberto Gomes Nunes, titular da 9ª DP, ficarão no antigo prédio onde funcionava a Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (Dfae) e o Centro de Comunicação da Polícia Civil (Cecopol), ao lado da Chefia da Polícia Civil, na Rua Gomes Freire, Centro.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Polícia Civil informou que a Subchefia Administrativa está fazendo um levantamento nas delegacias da Zona Sul e Grande Tijuca para detectar problemas estruturais e encaminhar o relatório para o Programa Executivo Delegacia Legal, responsável pelas obras. Em relação à 9ª DP, há cerca de um mês, ao assumir a titularidade da distrital, o delegado Roberto Gomes acionou a prefeitura, solicitando que a Vigilância Sanitária fizesse uma inspeção no pátio, onde há relatos da presença de pombos.

Reportagem de Roberta Trindade

Você pode gostar