Por bianca.lobianco

Rio - Uma reunião nesta segunda-feira, às 10h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) definirá as ações que serão implementadas pela segurança pública do Rio no combate ao crime organizado, com a ocupação por tempo indeterminado, de várias comunidades do Rio, dominadas por facção criminosa que tem orquestrado os ataques às bases de unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Blindado da polícia estacionado na favela do ChapadãoBruno de Lima / Agência O Dia

No encontro, será definido o esquema de ocupação das comunidades. Vão participar da reunião o governador Sérgio Cabral; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o chefe do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi; o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, além do comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Luís Castro de Menezes, e o chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso.

Neste sábado, o porta-voz da PM, tenente-coronel Cláudio Costa, em vídeo, relatou as operações policiais que estão sendo feitas desde a noite da última sexta-feira na capital fluminense.

Ele disse que as comunidades do Parque União e Nova Holanda, no conjunto de favelas da Maré, Complexo de Manguinhos, e os morros do Juramento e Juramentinho, em Vicente de Carvalho, Para Pedro, no bairro de Colégio, e Chapadão, em Costa Barros, ficarão ocupadas por tempo indeterminado.

Segundo o tenente-coronel Cláudio Costa, essas comunidades estão dominadas por uma determinada facção criminosa que vem atacando as unidades de Polícia Pacificadora e que o governo não irá recuar na política de pacificação. Ele convocou a população a "ajudar no combate aos criminosos por meio de denúncias sobre localização de bandidos, armas e drogas".

Após ataques a UPPs, Dom Orani realiza missa em Manguinhos

O cardeal arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta decidiu cancelar a procissão que seria realizada na manhã deste sábado, próximo à UPP de Mandela, devido aos recentes ataques de traficantes à comunidade de Manguinhos. Os fiéis seguiriam da Capela de São Miguel Arcanjo até a capela São Jerônimo Emiliani, onde o Papa Francisco celebrou missa na Jornada Mundial da Juventude, em maio do ano passado.

Embora a procissão não tenha sido realizada, Dom Orani celebrou um missa na Capela São Miguel Arcanjo para mais de 300 devotos. Um forte aparato de segurança foi montado na Comunidade do Mandela.

Dom Orani cumprimenta PMs durante visita a ManguinhosGustavo de Oliveira

"O desejo é que o pecador se converta", afirmou o arcebispo Dom Orani Tempesta, durante a missa presidida, na comunidade. A celebração que já estava marcada anteriormente trouxe momentos de paz para os moradores do local que têm vivido momentos de terror por conta de facções criminosas.

"Esta missa é a oportunidade de anunciar que no meio dos conflitos e tribulações cremos em Jesus, caminho de vida e paz para todos. Celebramos a certeza da ressurreição, da vida em Cristo. Sabemos que a paz é possível pela fé, vida fraterna, amor e esperança. Lembramos que a comunidade têm locais abençoados pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013", disse Dom Orani.

PM encontra galão com gasolina em Manguinhos

Policiais apreenderam, na manhã deste sábado, um galão de 20 litros com um líquido inflamável no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte. O líquido, uma mistura de diesel e gasolina, estava dentro de uma cisterna na localidade conhecida como “Mandela 3” ou “Predinhos”. A PM apura se o material teria sido utilizado para incendiar contêineres da UPP na comunidade do Mandela na última quinta-feira.

Durante o ataque à UPP, dois PMs ficaram feridos, entre eles o comandante da UPP local, capitão Gabriel Toledo. Na mesma noite, homens armados atiraram contra contêineres da UPP Camarista Méier, no Lins, na Zona Norte.

Bope ocupa comunidades na Zona Norte

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) ocupou o Complexo da Maré por volta das 5h deste sábado para apreender armas e drogas nas comunidades Nova Holanda e Parque União. Pelo menos 120 homens atuam nas favelas. Os militares já encontraram seis tabletes de maconha, dois quilos de cocaína e um fuzil no Parque União.

Também desde a noite desta sexta-feira, policiais militares ocupam duas comunidades da Zona Norte do Rio. Elas são controladas por traficantes da mesma facção criminosa apontada pela cúpula da Segurança Pública do Rio como a responsável pelos recentes ataques à Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs). A determinação da ocupação é do comando da PM.

Após ataques Bope ocupa comunidades dominadas por facções criminosasFotos%3A Carlos Moraes / Agência O Dia

PMs do 41º BPM (Irajá) estão atuando no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. A ação conta com o apoio do 9º BPM (Rocha Miranda) e 14º BPM (Bangu). Em Costa Barros, PMs do Batalhão de Choque patrulham o Morro do Chapadão. Nesta comunidade, traficantes teriam se reunido uma semana antes do Carnaval para traçar um plano de ataque à UPPs, durante aquele feriado. O encontro foi detectado pelos setores de Inteligência da polícia.

Retorno de Exército às comunidades pacificadas divide especialistas

O retorno do Exército às comunidades provoca opiniões distintas, entre especialistas em Segurança Pública. Se por um lado o momento de crise e afronta de criminosos merece uma ação mais ampla, o reforço também pode transparecer a fraqueza de alguns processos de ocupação.

“É um retrocesso. Sai da linha do planejamento e retorna ao campo da resposta imediata. Eles não podem passar a sensação de insegurança, então dão um passo atrás”, afirmou Ignacio Cano, coordenador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Policiais circulam por região onde contêiner da UPP foi queimado em ManguinhosCarlos Moraes / Agência O Dia

Outro especialista em Segurança Pública, o ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Paulo Storani acha a atitude correta. “A melhor opção é a solicitação das Forças Armadas até que consigam debelar essa situação articulada, atípica. E existe a prevenção legal para solicitação em casos de desordem pública”, disse Storani.

O Exército ajudou o governo do Rio no processo de pacificação no Alemão e na Penha, entre dezembro de 2010 e julho de 2012. Nesse período, a Força prendeu 263 pessoas e deteve outras 470. Também apreendeu 70 quilos de cocaína e outros 60 de maconha. Em 2008, quando ocupou o Morro da Providência, o Exército teve a missão de proteger o canteiro de obras do projeto Cimento Social. Na ocasião, eles também prenderam suspeitos e apreederam drogas, segundo registros na 4ª DP (Central).

Dilma coloca Exército nas ruas para combater ataques a UPPs

O Rio receberá reforço do Exército para combater o tráfico em comunidades pacificadas. O pedido, feito pelo governo do Rio à União, foi aceito ontem pela presidenta Dilma Rousseff em reunião, no Palácio do Planalto, com o governador Sérgio Cabral e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A presença de generais num encontro no Palácio Guanabara, segunda-feira, quando as ações serão definidas, evidencia a intervenção das Forças Armadas.

“Este é um momento em que as UPPs estão sendo checadas, provocadas, há uma tentativa clara de desmoralizar uma política de pacificação. Essa marginalidade enxerga, agora, uma possibilidade de fragilizar esse projeto. Solicitamos à presidenta o apoio no combate ao crime organizado, que se faz necessário. Estão gerando pânico e fazendo vítimas entre policiais militares e civis”, disse Sérgio Cabral.

Com informações da Agência Brasil

Você pode gostar