Por bianca.lobianco

Rio - Um vídeo gravado na comunidade da Rocinha mostra o filho de Amarildo, Emerson Gomes da Silva, de 21 anos, visivelmente alterado. Nas imagens, o jovem diz que "vai morrer polícia", fazendo uma ameaça aos PMs da UPP. Em seguida, ele lembra do sumiço do pai, ocorrido em julho do ano passado, e afirma que caso seja preso, em pouco tempo sairá da cadeia.

Depois da declaração, o filho do ajudante de pedreiro começa a jogar sacos de lixo no meio da rua, onde passava veículos e motos, interrompendo o tráfego. Novamente o jovem se volta para a pessoa que está gravando e faz mais provocações.

"Tá bom pra você? Você quer ser preso por desacato ou quer ir embora?", diz a pessoa que filmava a ação. O jovem responde imediatamente: "Pode me prender por desacato, eu vou voltar", afirma com convicção.

Momentos depois a tela fica preta e vozes são ouvidas. "Tá tudo filmado, babaca! Senta aí, cara. Senta aí! Fica quietinho aí, vai voltar nada!" 

Em outro vídeo, após a detenção do jovem, Elizabeth de Souza, viúva e mãe do filho de Amarildo, chega em frente à UPP e protesta. "É a família do Amarildo, vocês não podem mexer com essa família. Vai cair na conta de vocês! Sumiram com o pai e agora vão sumir com o filho?", grita ela pedindo a liberdade do jovem.

Testemunhas da abordagem, entretanto, disseram que Emerson foi provocado pelos policiais ao falar sobre o caso da tortura e morte do pai dele com um amigo. Os PMs teriam respondido que “traficante tinha que morrer mesmo e que ele era o próximo”.

Em nota, a UPP Rocinha informou que Emerson foi detido por volta das 7h desta segunda-feira por desacato, desobediência e injúria. O filho de Amarildo já está novamente em liberdade.

"Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, que faziam o policiamento na localidade conhecida como Via Ápia no interior da comunidade foram alvos de agressões verbais e ameaças, por parte do morador Emerson Gomes da Silva, de 21 anos. Ao ver os agentes, Emerson ameaçou os policiais e atirou sacos de lixo na Estrada da Gávea impedindo o trânsito na via. Os agentes precisaram intervir e detiveram Ermerson que ofereceu resistência ao ser encaminhado para a 11ª DP (Rocinha) onde o caso foi registrado", diz comunicado. 

Você pode gostar