Por bianca.lobianco

Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou, nesta quarta-feira a Operação Pernalonga, cujo objetivo é retirar o ovo de páscoa Bis Xtra + Chocolate, da Láctea, das prateleiras de supermercados e de lojas de departamentos do Rio. O órgão instaurou processo administrativo nesta quarta-feira, contra a Mondelez Brasil, a fabricante dos ovos, que suspende a comercialização e determina a apreensão dos produtos que estejam à venda. O processo foi aberto por conta de protestos nas redes sociais.

De acordo com o órgão, a campanha publicitária do produto e a mensagem transmitida em sua embalagem estão incentivando a discriminação entre crianças e adolescentes.

Venda de Ovos de Páscoa Bis Extra%2B é suspensa nos estabelecimentos do RioDivulgação

A embalagem do produto contém a frase 'personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo'. Entre os adesivos que podem ser utilizados pelos jovens que adquiriram o produto estão expressões como 'morto de fome', 'nerd' e 'nervosinho'. No processo administrativo, o Procon Estadual entende que em épocas onde as questões relativas ao bullying estão sendo discutidas é inadmissível que um produto direcionado a crianças e adolescentes incite qualquer tipo de violência (como no caso, a verbal) entre eles.

De acordo com o Procon, os gerentes dos estabelecimentos que forem visitados pelos físicas serão responsáveis por informar a todas as filiais da rede em que trabalham sobre a suspensão da venda do produto. O processo determina que as vendas do ovo Bis Xtra + Chocolate estarão suspensas até que a mensagem em sua embalagem seja alterada e deixe de conter os textos de incitação à prática de bullying.

“A Páscoa possui uma mensagem de paz e confraternização e esta campanha manda sacanear os outros? Quem elaborou essa campanha é sem noção”, disse a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

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