Por bianca.lobianco

Rio - Uma grande quantidade de drogas e armas foi encontrada em um caminhão frigorífico na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Nova Iguaçu, no bairro da Posse, na manhã desta sexta-feira. Um vídeo mostra com exclusividade o material apreendido. As imagens foram divulgadas com exclusividade para O DIA pela Polícia Federal. 

No vídeo, os agentes desembalam vários pacotes que contêm fuzis desmontados, cartuchos, munições e adaptadores que tranformam uma pistola GlOCK em metralhadora. A ação foi conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual.

Além de três suspeitos, o traficante conhecido como Capoeira de Manguinhos também foi preso. Ele é acusado de participar do ataque que derrubou helicóptero da PM, em 2009, e de ser um dos articuladores da invasão à 25ª DP (Engenho Novo) para resgatar o traficante Diogo de Souza Feitoza,o DG, em 2012, Illan Nogueira Sales foi preso nesta sexta-feira à tarde pela Polícia Federal. O homem de 28 anos foi surpreendido quando recebia um arsenal e drogas que estavam num caminhão frigorífico. O material estava escondido em meio a caixas de frango e seria para abastecer favelas pacificadas. 

Manguinhos, Nova Brasília e Jacarezinho, que contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e já foram dominadas pelo Comando Vermelho, seriam o destino do material.

Polícia Federal encontra qrande quantidade de armas e drogas em caminhão frigorífico na Rodovia Presidente DutraPolícia Federal / Divulgação

O Disque-Denúncia (2253-1177) oferecia recompensa de R$ 1 mil pela prisão de Capoeira. No momento da prisão, Capoeira não reagiu, mas apresentou um documento com nome falso. Ele estava num posto de gasolina com Elizeu Pereira dos Santos, de 30, que se diz morador de Ipanema, Zona Sul, e com Alan Duarte, de 27, que também mostrou identidade de outra pessoa. Alan afirmou para a polícia que é comerciante e mora em Bonsucesso.

O motorista do caminhão, Marcelo Müller, de 35, é de Cascavel, Paraná. Com ele, havia R$ 10 mil. Um das linhas de investigação é que este dinheiro pode ser o pagamento do frete feito para o traficante carioca.

A PF contabilizou seis fuzis, 38 pistolas, 300 caixas de munições, 80 caixas de munição de fuzil calibre 556, uma caixa de munição de fuzil 762,  7 mil frascos de lança perfume, 27 carregadores de fuzil, sete kits rajada de pistola glock, 91 carregadores de pistola, oito carregadores tipo "lata de goiabada" e cinco quilos de haxixe. 

Carga foi abastecida no Paraná

A carga de frango congelado foi abastecida no Paraná, o que pode dar indícios de onde entrou o armamento e a droga. Outro ponto da investigação que pode ajudar a desvendar a rota que foi feita pelo tráfico é a placa do caminhão, que é da cidade de Toledo, também no Paraná, e que fica numa das divisas com o Paraguai.

Segundo o delegado federal Bernardo Junqueira, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o dono da carga frigorífica foi contactado para que resgatasse as caixas de frango congeladas. Ele teria sido vítima do motorista contratado para fazer o frete. Os quatro presos vão responder por tráfico interestadual de droga e tráfico de armas.

Estrangeiros sequestrados

A lista de acusações contra Capoeira é extensa. Além de ter participado da derrubada do helicóptero da Polícia Militar, no Morro dos Macacos, ele também seria um dos homens de confiança de Fabiano Atanázio da Silva, o FB, chefe do tráfico do Complexo da Penha, preso em 2011.

O traficante também estaria no grupo que participou do sequestro de três chineses e um conselheiro da embaixada do Vietnã no Brasil, em 2008, próximo ao Corcovado. As vítimas foram levadas para a Vila Cruzeiro, no conjunto de favelas do Alemão.




Você pode gostar