Por thiago.antunes

Rio - O céu noturno está um espetáculo neste mês de abril. Ontem, Marte chegou, em escala astronômica, bem perto da Terra, brilhando com sua coloração vermelha entre as estrelas. O planeta pode ser visto com facilidade a olho nu durante todo o mês. Outro espetáculo cósmico que poderá ser observado no Rio de Janeiro será o eclipse total da Lua, no dia 15.

Por volta das 19h de ontem, começou o fenômeno denominado Oposição de Marte, que ocorre a cada dois anos, quando o planeta vizinho se aproxima da Terra. De madrugada, ele chegou a uma distância de ‘apenas’ 96 milhões de quilômetros.

Marte estará mais visível a olho nu este mês%2C com sua coloração vermelha brilhante entre as estrelasDivulgação

Hoje, Marte também pode ser visto com brilho intenso. Mesmo a olho nu, o espetáculo está garantido se o céu estiver limpo, sem nuvens. E a previsão é de tempo bom para hoje. Mas quem tiver um equipamento, como uma luneta, conseguirá visualizar até as calotas polares do Planeta Vermelho. Para quem quer ver mais de perto ainda, o Museu de Astronomia, em São Cristóvão, realiza hoje um evento de observação, com telescópio, mas a visita deve ser agendada, por causa da grande procura.

“A distância fica consideravelmente reduzida, e Marte aparece com um brilho vermelho alaranjado, se destacando em relação a outras estrelas”, afirmou o astrônomo Jair Barroso, do Observatório Nacional. Na terça-feira que vem, dia 15, a Lua vai entrar em eclipse total, que também poderá ser observado em todo o estado. O fenômeno ocorrerá de madrugada, entre 3h e 6h30. Às 4h46min, a Lua estará totalmente sob a sombra da Terra.

Durante o eclipse total, a Lua também ganhará uma leve coloração alaranjada, segundo o astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). “Essa tonalidade, que costuma aparecer quando a Lua está totalmente encoberta é uma característica destes eclipses”, explicou o cientista.

Eclipse total será dia 15Divulgação

Eclipse entre os astros

Segundo o astrônomo Jair Barroso, o posicionamento da Lua durante o eclipse total que acontecerá no dia 15, próxima terça-feira, terá um atrativo. “Este dia será muito especial. Olhando para o céu, a Lua estará entre entre Marte e a estrela Sírius, a mais brilhante do céu noturno”, afirmou o cientista, do Observatório Nacional.

Barroso ainda lembrou de outro astro que completa o cenário. “Se as pessoas olharem para o Norte na hora que a Lua nascer, elas vão observar Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar dando um show à parte”, destacou.

De acordo com o astrônomo, a maior aproximação de Marte nos últimos anos se deu em agosto de 2003, quando a distância entre a Terra e o Planeta Vermelho foi de 55,7 milhões de quilômetros. Naquele ano, exceto pela Lua, Marte foi o objeto mais brilhante de todo o céu noturno durante várias semanas.

A estudante Bruna Lourenço, de 16 anos, diz que já se programou para acompanhar o fenômeno. “Pretendo observar o céu a noite inteira, não quero perder nada. É legal poder ver algo que está tão longe, lá no espaço. Vou ficar ‘viajando’ e olhando”, disse.

Você pode gostar