Por paulo.gomes

Rio - A Polícia Militar começou no início da manhã desta sexta-feira a reintegração de posse da "Favela da Telerj", terreno que pertence a Oi, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio. O terreno de 50 mil m² foi invadido por cerca de 5 mil pessoas no final do mês passado. No entanto, a desocupação que começou de forma pacífica, começou a ficar tensa, com confronto entre PMs e moradores, que chegaram a colocar fogo no imóvel.

>>> GALERIA: Reintegração de posse termina com depredação e incêndio

Cerca de 1.600 homens da PM participam da operação. Os invasores que ainda resistem à desocupação puseram fogo dentro do terreno e há muita fumaça negra saindo do prédio. Os policiais estão atirando bombas de efeito moral e tiros com balas de borracha para afastar os manifestantes que insistem em não deixar a área. Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Quartel do Méier está nas proximidades, mas ainda não chegou a entrar no prédio, por medida de segurança.

Viatura da PM é incendiada durante desocupaçãoOsvaldo Praddo / Agência O Dia

A todo momento, os manifestantes atiram pedras e coquetéis molotov contra os militares. Para tentar controlar a situação, a PM cercou todo o entorno da Rua 2 de Maio, e todos estão a uma distância de mais de mil metros do ponto de desocupação. No terreno, há famílias formadas por marido e mulher e até oito filhos. Há muitas crianças e idosos em cadeiras de rodas que tiveram de ser retirados às pressas devido à grande quantidade de fumaça que sai da parte alta do prédio. Uma mulher grávida, prestes a dar à luz, e uma senhora foram levadas para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Rua Souza Barros.

Bancos são saqueados

Na Rua Lino Teixeira, no Jacaré, agências do Itaú e Caixa foram saqueadas e quebradas por manifestantes. Com chegada do Batalhão de Choque, eles saíram do local com computadores, materiais eletrônicos dos bancos para favelas próximas. Há barricadas de fogo na rua e confronto a todo instante.

Dois caminhões também foram incendiados, mas na Avenida Dom Hélder Câmara, perto da Cidade da Polícia. Por conta disso, a via está interditada nos dois sentidos, antes do acesso para o Viaduto de Benfica.

Micro-ônibus da Comlurb é depredado por moradores da "Favela da Telerj"Osvaldo Praddo / Agência O Dia

A PM conta também com dois helicópteros para dar apoio à ação da tropa. As ruas 2 de Maio, Souza Barros e Baronesa do Engenho Novo estão interditadas ao tráfego. O local conhecido como Buraco do Padre, também no Engenho Novo, foi fechado ao tráfego. Os motoristas devem evitar a região. Há reflexos no trânsito, até bem distante do local, porque os motoristas são obrigados a desviar para chegar ao centro da cidade. A Rua Ana Néri, no Jacaré, e a Avenida Marechal Rondon, uma das principais ligações em direção ao centro, estão com o tráfego completamente congestionado.

Como o local é cercado pelas favelas do Rato Molhado e do Jacaré, onde há unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o policiamento foi reforçado na região. Um policial militar foi ferido na cabeça por uma pedrada.

Você pode gostar