Por thiago.antunes

Rio - A quarta e última leva de profissionais de saúde vindos do exterior, e que cumpre a meta do programa Mais Médicos, no Rio de Janeiro, vai começar as suas atividades esta semana no estado. São 165 clínicos gerais, que serão distribuídos em 36 municípios fluminenses para reforçar o atendimento em atenção básica. Com a chegada do grupo, o estado passa a ter 100% da sua demanda atendida pela iniciativa do governo federal, o equivalente a 457 médicos em 72 municípios abrangidos.

Os profissionais, todos estrangeiros e em sua maioria cubanos, foram recebidos em um hotel da cidade na tarde de ontem pelo Coordenador Nacional do Programa Mais Médicos, Felipe Proenço. Ele ressaltou o cumprimento da meta para atender a demanda da população. “Com a chegada deste quarto ciclo de médicos, a gente atende a demanda feita pelos municípios do estado que participam do programa. Isso possibilita que a população que não tinha acesso à saúde básica agora encontre mais profissionais para o atendimento”, disse.

Médicas cubanas%3A acréscimo de 27%2C3% no atendimento a hipertensos em comparação a junho de 2013Carlo Wrede / Agência O Dia

O secretário de Saúde de Itatiaia, João Ferreira de Lima, falou sobre a importância do programa para o município, que recebe quatro profissionais: “Desejamos que eles tenham uma boa interação com a comunidade, para que possam entender nossos problemas e oferecer uma melhor saúde ao povo”.

Presente ao encontro, e em português fluente (os profissionais passaram por um curso da língua) a médica cubana Yudelkis Estrada, de 31 anos, falou de sua expectativa: “O meu objetivo é melhorar a saúde dos brasileiros, sobretudo os mais necessitadas. E aproveitar para conhecer as belezas do Rio, que é uma cidade maravilhosa”.

Em todo o país, mais de 3.500 médicos também começam suas atividades nesta semana, cumprindo a meta estabelecida pelo governo federal de levar 13.235 profissionais para regiões vulneráveis. Um levantamento do Ministério da Saúde feito em municípios que receberam o Mais Médicos mostrou que, em novembro de 2013, houve um acréscimo de 27,3% no atendimento a pessoas com hipertensão em comparação a junho do mesmo ano, antes da chegada dos profissionais.

Você pode gostar